Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

O USO MULTIMODAL DA LINGUAGEM NA PRÁTICA DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE GUARABIRA/PB

Palavra-chaves: MULTIMODALIDADE, LINGUAGEM, RECURSOS PEDAGÓGICOS, , Comunicação Oral (CO) AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72008
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "O USO MULTIMODAL DA LINGUAGEM NA PRÁTICA DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE GUARABIRA/PB"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS UTILIZADOS POR UMA PROFISSIONAL DA LINGUAGEM E 02 ADOLESCENTES EM UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA CIDADE DE GUARABIRA/PB, POR COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PRETENDE-SE COM ISSO, CONSTATAR COMO SE DISCORRE ESSE PROCESSO MULTIMODAL, OU SEJA, O USO DA MATRIZ GESTO-FALA (KENDON, 1982; 2013; MCNEILL, 1985; 2013) DE LÍNGUA NOS ALUNOS DE AEE, COMO SE DESENVOLVE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM A TAIS ALUNOS, QUEM PRODUZ OS RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS, COMO OS PROFISSIONAIS UTILIZAM ESSES RECURSOS, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS AEE PRESENTES NAQUELE MUNICÍPIO. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAREMOS OS FINS TEÓRICOS DE ÁVILA-NOBREGA (2018); ÁVILA-NOBREGA, CAVALCANTE (2015); KENDON (1982); POYATOS (2013); ANDRADE (2017); ANDRADE E FARIA (2017) LIMA (2016); BORGES E SALOMÃO (2003) POR ABORDAREM EM SEUS ESTUDOS QUE OS ELEMENTOS COMO A INTERAÇÃO PELO OLHAR, PELOS GESTOS E PELAS PRODUÇÕES VOCAIS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DOS SUJEITOS. ALÉM DISSO, NOS APOIAMOS EM REBELO (2015); CÍCERO (2019) E SILVA JÚNIOR E MARQUES (2015), NA COMPREENSÃO DO CONTEXTO DO AEE. NOSSA COLETA DE DADOS OCORREU ESPECIFICAMENTE NO CENTRO EDUCACIONAL EDIVARDO TOSCANO, EM GUARABIRA/PB E OS DADOS QUANTITATIVOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS DE MAIA (2019). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS PRÁTICAS MULTIMODAIS ADOTADAS NA INTERAÇÃO DOS ATENDIMENTOS CONTRIBUÍRAM PARA A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS FACE A FACE, ALÉM DE APONTAR QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE SER UM MODELO DE ATENDIMENTO QUE AUXILIE AS INÚMERAS FORMAS DE EXPRESSÃO DO ALUNO, E NÃO UM MODELO QUE SE LIMITA APENAS À VISÃO DAS ESPECIFICIDADES FÍSICAS OU DA FALA DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, LINGUAGEM, RECURSOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID60218092020174949.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLIENE DA SILVA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLIENE CHAGAS"
    "autor_email" => "darlienesilva16@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72008
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "O USO MULTIMODAL DA LINGUAGEM NA PRÁTICA DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE GUARABIRA/PB"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS UTILIZADOS POR UMA PROFISSIONAL DA LINGUAGEM E 02 ADOLESCENTES EM UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA CIDADE DE GUARABIRA/PB, POR COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PRETENDE-SE COM ISSO, CONSTATAR COMO SE DISCORRE ESSE PROCESSO MULTIMODAL, OU SEJA, O USO DA MATRIZ GESTO-FALA (KENDON, 1982; 2013; MCNEILL, 1985; 2013) DE LÍNGUA NOS ALUNOS DE AEE, COMO SE DESENVOLVE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM A TAIS ALUNOS, QUEM PRODUZ OS RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS, COMO OS PROFISSIONAIS UTILIZAM ESSES RECURSOS, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS AEE PRESENTES NAQUELE MUNICÍPIO. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAREMOS OS FINS TEÓRICOS DE ÁVILA-NOBREGA (2018); ÁVILA-NOBREGA, CAVALCANTE (2015); KENDON (1982); POYATOS (2013); ANDRADE (2017); ANDRADE E FARIA (2017) LIMA (2016); BORGES E SALOMÃO (2003) POR ABORDAREM EM SEUS ESTUDOS QUE OS ELEMENTOS COMO A INTERAÇÃO PELO OLHAR, PELOS GESTOS E PELAS PRODUÇÕES VOCAIS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DOS SUJEITOS. ALÉM DISSO, NOS APOIAMOS EM REBELO (2015); CÍCERO (2019) E SILVA JÚNIOR E MARQUES (2015), NA COMPREENSÃO DO CONTEXTO DO AEE. NOSSA COLETA DE DADOS OCORREU ESPECIFICAMENTE NO CENTRO EDUCACIONAL EDIVARDO TOSCANO, EM GUARABIRA/PB E OS DADOS QUANTITATIVOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS DE MAIA (2019). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS PRÁTICAS MULTIMODAIS ADOTADAS NA INTERAÇÃO DOS ATENDIMENTOS CONTRIBUÍRAM PARA A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS FACE A FACE, ALÉM DE APONTAR QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE SER UM MODELO DE ATENDIMENTO QUE AUXILIE AS INÚMERAS FORMAS DE EXPRESSÃO DO ALUNO, E NÃO UM MODELO QUE SE LIMITA APENAS À VISÃO DAS ESPECIFICIDADES FÍSICAS OU DA FALA DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, LINGUAGEM, RECURSOS PEDAGÓGICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID60218092020174949.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLIENE DA SILVA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLIENE CHAGAS"
    "autor_email" => "darlienesilva16@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS UTILIZADOS POR UMA PROFISSIONAL DA LINGUAGEM E 02 ADOLESCENTES EM UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA CIDADE DE GUARABIRA/PB, POR COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PRETENDE-SE COM ISSO, CONSTATAR COMO SE DISCORRE ESSE PROCESSO MULTIMODAL, OU SEJA, O USO DA MATRIZ GESTO-FALA (KENDON, 1982; 2013; MCNEILL, 1985; 2013) DE LÍNGUA NOS ALUNOS DE AEE, COMO SE DESENVOLVE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM A TAIS ALUNOS, QUEM PRODUZ OS RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS, COMO OS PROFISSIONAIS UTILIZAM ESSES RECURSOS, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS AEE PRESENTES NAQUELE MUNICÍPIO. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAREMOS OS FINS TEÓRICOS DE ÁVILA-NOBREGA (2018); ÁVILA-NOBREGA, CAVALCANTE (2015); KENDON (1982); POYATOS (2013); ANDRADE (2017); ANDRADE E FARIA (2017) LIMA (2016); BORGES E SALOMÃO (2003) POR ABORDAREM EM SEUS ESTUDOS QUE OS ELEMENTOS COMO A INTERAÇÃO PELO OLHAR, PELOS GESTOS E PELAS PRODUÇÕES VOCAIS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DOS SUJEITOS. ALÉM DISSO, NOS APOIAMOS EM REBELO (2015); CÍCERO (2019) E SILVA JÚNIOR E MARQUES (2015), NA COMPREENSÃO DO CONTEXTO DO AEE. NOSSA COLETA DE DADOS OCORREU ESPECIFICAMENTE NO CENTRO EDUCACIONAL EDIVARDO TOSCANO, EM GUARABIRA/PB E OS DADOS QUANTITATIVOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS DE MAIA (2019). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS PRÁTICAS MULTIMODAIS ADOTADAS NA INTERAÇÃO DOS ATENDIMENTOS CONTRIBUÍRAM PARA A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS FACE A FACE, ALÉM DE APONTAR QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE SER UM MODELO DE ATENDIMENTO QUE AUXILIE AS INÚMERAS FORMAS DE EXPRESSÃO DO ALUNO, E NÃO UM MODELO QUE SE LIMITA APENAS À VISÃO DAS ESPECIFICIDADES FÍSICAS OU DA FALA DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.