RELAÇÃO CENTÁURICA OU O VAQUEIRO CIBORGUE: UMA ANÁLISE DO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS, DE EURICO ALVES BOAVENTURA
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72021 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "RELAÇÃO CENTÁURICA OU O VAQUEIRO CIBORGUE: UMA ANÁLISE DO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS, DE EURICO ALVES BOAVENTURA" "resumo" => "A FIGURA DO VAQUEIRO, QUANDO REPRESENTADO IMAGETICAMENTE NAS MAIS VARIADAS FORMAS ARTÍSTICAS, QUASE SEMPRE ESTÁ AO LADO (OU SOBRE) DE SEU CAVALO. NO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS, DE EURICO ALVES BOAVENTURA, PUBLICADO EM 1989, O SERTANEJO MANEJA SEU CAVALO COM GRANDE DESTREZA, DE UMA FORMA QUE ACENTUA A VIRILIDADE DO SUJEITO. O CENTAURO, COMO MENCIONA O AUTOR, É A CRIATURA QUE SURGE DA MESCLA DO HOMEM E DO EQUINO, QUE GANHA UMA POTENCIA EM VELOCIDADE E FORÇA, CRIATURA QUE ENCANTA OS OBSERVADORES DE SUA PASSAGEM “ALUCINADA”, QUE É BEM RECEBIDO PELA PAISAGEM QUE O ACOLHE. A RETOMADA DO VAQUEIRO COMO SÍMBOLO NACIONAL, FOI UMA RESPOSTA DE EURICO ALVES PARA O APAGAMENTO DO PASSADO FIDALGO-PASTORIL DO INTERIOR BAIANO, MAS TAMBÉM UMA RESISTÊNCIA A FEMINILIZAÇÃO MASCULINA, COM OS NOVOS MODELOS DE HOMEM DA REPÚBLICA, COMO APRESENTA ALBUQUERQUE JR. (2013). DESNATURALIZAR O LUGAR SOCIAL COMUMENTE ATRIBUÍDO AO MASCULINO, AMPLIANDO AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE CORPO-SEXO-GÊNERO-SEXUALIDADE, POSSIBILITA PERCEBER O TEMOR DO MAGISTRADO COM A FRAGILIZAÇÃO DA NAÇÃO COM A PERDA DA VIRILIDADE COMO CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DOS HOMENS DA NAÇÃO. O CENTAURO, OBSERVADO TANTO EM ALENCAR, CUNHA, COMO EM BOAVENTURA, A PARTIR DAS LEITURAS DE PERFORMATIVIDADE, DE BUTLER (2016), DAS TECNOLOGIAS, DE PRECIADO (2017) E DO CIBORGUE, DE HARAWAY (2009), ROMPE COM UMA PERCEPÇÃO BIOLÓGICA DO CORPO E A MANUTENÇÃO DO DOMÍNIO MASCULINO DA NAÇÃO. DESVILIZANDO O VAQUEIRO E CONSTRUINDO OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE SER HOMEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "VAQUEIRO, CENTAURO, QUEER, HISTÓRIA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA3_ID8016092020210144.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR VITOR DE ARAÚJO SANTANA" "autor_nome_curto" => "ARTUR V A SANTANA" "autor_email" => "artur.vitor.santana@hotma" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72021 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 5 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "RELAÇÃO CENTÁURICA OU O VAQUEIRO CIBORGUE: UMA ANÁLISE DO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS, DE EURICO ALVES BOAVENTURA" "resumo" => "A FIGURA DO VAQUEIRO, QUANDO REPRESENTADO IMAGETICAMENTE NAS MAIS VARIADAS FORMAS ARTÍSTICAS, QUASE SEMPRE ESTÁ AO LADO (OU SOBRE) DE SEU CAVALO. NO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS, DE EURICO ALVES BOAVENTURA, PUBLICADO EM 1989, O SERTANEJO MANEJA SEU CAVALO COM GRANDE DESTREZA, DE UMA FORMA QUE ACENTUA A VIRILIDADE DO SUJEITO. O CENTAURO, COMO MENCIONA O AUTOR, É A CRIATURA QUE SURGE DA MESCLA DO HOMEM E DO EQUINO, QUE GANHA UMA POTENCIA EM VELOCIDADE E FORÇA, CRIATURA QUE ENCANTA OS OBSERVADORES DE SUA PASSAGEM “ALUCINADA”, QUE É BEM RECEBIDO PELA PAISAGEM QUE O ACOLHE. A RETOMADA DO VAQUEIRO COMO SÍMBOLO NACIONAL, FOI UMA RESPOSTA DE EURICO ALVES PARA O APAGAMENTO DO PASSADO FIDALGO-PASTORIL DO INTERIOR BAIANO, MAS TAMBÉM UMA RESISTÊNCIA A FEMINILIZAÇÃO MASCULINA, COM OS NOVOS MODELOS DE HOMEM DA REPÚBLICA, COMO APRESENTA ALBUQUERQUE JR. (2013). DESNATURALIZAR O LUGAR SOCIAL COMUMENTE ATRIBUÍDO AO MASCULINO, AMPLIANDO AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE CORPO-SEXO-GÊNERO-SEXUALIDADE, POSSIBILITA PERCEBER O TEMOR DO MAGISTRADO COM A FRAGILIZAÇÃO DA NAÇÃO COM A PERDA DA VIRILIDADE COMO CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DOS HOMENS DA NAÇÃO. O CENTAURO, OBSERVADO TANTO EM ALENCAR, CUNHA, COMO EM BOAVENTURA, A PARTIR DAS LEITURAS DE PERFORMATIVIDADE, DE BUTLER (2016), DAS TECNOLOGIAS, DE PRECIADO (2017) E DO CIBORGUE, DE HARAWAY (2009), ROMPE COM UMA PERCEPÇÃO BIOLÓGICA DO CORPO E A MANUTENÇÃO DO DOMÍNIO MASCULINO DA NAÇÃO. DESVILIZANDO O VAQUEIRO E CONSTRUINDO OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE SER HOMEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Linguagem, gênero e sexualidade: pensamento contemporâneo" "palavra_chave" => "VAQUEIRO, CENTAURO, QUEER, HISTÓRIA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA3_ID8016092020210144.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR VITOR DE ARAÚJO SANTANA" "autor_nome_curto" => "ARTUR V A SANTANA" "autor_email" => "artur.vitor.santana@hotma" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }