O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE DOIS CONCEITOS CENTRAIS: (I) IMAGINAÇÃO E (II) CRIATIVIDADE, A PARTIR DE UM EMBASAMENTO TEÓRICO QUE CONTEMPLA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INFANTIL E A INFLUÊNCIA CULTURAL FRENTE ÀS POTENCIALIDADES NAS COMPETÊNCIAS IMAGINÁRIAS E CRIATIVAS DAS CRIANÇAS EM ETAPA ESCOLAR. AO ADERIR UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA, OS ARGUMENTOS APRESENTADOS FUNDAMENTAM-SE EM UM ESCOPO TEÓRICO QUE FAZ PARTE DA METODOLOGIA DA PESQUISA E POSSIBILITA CONSTRUIR UM DIÁLOGO COM ELEMENTOS TEÓRICOS NA PSICOLOGIA COGNITIVA, ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE DOIS PROCESSOS COGNITIVOS RELACIONADOS AO APRENDIZADO INFANTIL. COMPREENDE-SE, PORTANTO, QUE A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE POSSIBILITAM E CONTRIBUEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES, ATRAVÉS DE AMBIENTES PROPORCIONADOS PELOS EDUCADORES QUE POSSIBILITAM NOVOS ESTÍMULOS E PERMITEM FLUIDEZ DAS IDEIAS, AS QUAIS SÃO EXPRESSAS DE FORMAS DISTINTAS E AUXILIAM NO APRENDIZADO E EM UMA MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL.