Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 218
ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante. Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.