ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7200 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA" "resumo" => "A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante. Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_08_31_idinscrito_87_7df975ebf11ad81c852deea75c3d00cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7200 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA" "resumo" => "A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante. Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_08_31_idinscrito_87_7df975ebf11ad81c852deea75c3d00cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }