Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7200
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 87
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante.  Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_08_31_idinscrito_87_7df975ebf11ad81c852deea75c3d00cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7200
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 87
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante.  Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, PEÇAS TEATRAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_08_31_idinscrito_87_7df975ebf11ad81c852deea75c3d00cf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA GARCIA SANTOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elis_gs1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A forma de apresentação e a complexidade de alguns conteúdos de química vêm causando alguns obstáculos para os alunos, resultando numa ciência cansativa e desestimulante. Diante desse contexto e pela necessidade de modificar essa visão foram iniciadas algumas atividades na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa – PB. O objetivo desse trabalho pretende instigar nos alunos a compreensão dos conteúdos de química e os problemas ambientais, através da elaboração de roteiros de peças teatrais. Participaram dessa experiência duas professoras e 20 alunos do 3° ano do ensino médio regular, em que estes foram divididos em quatro grupos de cinco pessoas. As atividades foram executadas por etapas, de início os grupos foram orientados a pesquisarem conteúdos de maior complexidade. Em seguida, os grupos se comprometeram a elaborar roteiros de peças teatrais, e os conteúdos selecionados foram: nomenclatura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e eletroquímica. Em relação à química ambiental, o tema explanado foi: descartes de resíduos contendo metais traços. O primeiro roteiro produzido pelos alunos foi apresentado na gincana realizada em 25 de Abril de 2014, no evento: O circo chegou à escola PHB. O elenco foi composto por dois personagens em que os atores apresentaram um figurino de artístas circenses. A peça teatral teve como título: O CASAMENTO DO PALHAÇO. A sinopse relata os conflitos existentes no romance entre o palhaço Atchim e Furuculina. A saga narra de forma dinâmica três funções oxigenadas: fenol, cetona e álcool. O palhaço destaca o desprezo dado pela namorada que vive no mundinho de limpeza e vaidade. Limpando a casa com manias incontroláveis utilizando para limpeza desinfetante a base de fenol. Muito vaidosa muda as cores dos esmaltes das unhas todos os dias, utilizando acetona para remoção. Furuculina alega o exagero, devido seu amado não largar a garrafa de bebida alcoólica dirigindo seu veículo embriagado. Depois de muita confusão e conversa entram em acordo e seguem rumo ao altar. O segundo roteiro foi apresentado em 05 de junho de 2014 na semana do meio ambiente. O evento foi nomeado: Preservar o meio ambiente é conservar a vida. O roteiro da peça teve o tema: EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR. O elenco formado por duas atrizes, Nerd e Ana, e os demais do grupo como figurantes. No drama, Nerd vive inconformada com o descaso sofrido pelo meio ambiente, provocado por Ana e moradores do local. Triste em visualizar um cenário tão poluído e grande quantidade de metais traços, Nerd apela para sensibilização e ecoalfabetização. Diante dos resultados obtidos, constatou-se a motivação dos alunos para entender os conteúdos. Os grupos procuraram destacar nos roteiros a química orgânica e ambiental, buscando sensibilizar a plateia presente nos eventos. A pesquisa continua em andamento estreando com o próximo roteiro: Química orgânica tem cada nome estranho, tu achas?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.