Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 212
JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA: NARRAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO, HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer um relato de experiência acerca dos resultados obtidos através da criação e aplicação do jogo intitulado “For West” em uma turma do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, na cidade de Campina Grande – PB. O jogo relata a história da conquista do Oeste dos Estados Unidos da América (EUA) tendo entre seus principais pressuposto o livro Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, do escritor e historiador norte americano Dee Brown. Como no livro, o jogo também procura desconstruir a ideia de que os brancos são benevolentes e os “índios” são malevolentes, isto é, desmembra essa máxima de que um lado de luta é sempre bom ou mau, mostrando, desse modo, uma nova forma de enxergar a história dos peles vermelhas. Este trabalho foi realizado e direcionado por alunos graduandos no curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, envolvidos no Subprojeto PIBID na área de História. Este movimento teve como alvo criar uma ponte entre o aluno e o conteúdo de maneira descontraída facilitando assim a assimilação do assunto e a capacidade de interpretação de cada discente. Tendo em vista toda uma discussão sobre o uso dos jogos como recursos didáticos, trazendo a tona todas às nuances que este pode trazer de produtivo quando bem utilizado pelo professor no cotidiano escolar, pois sabemos que as experiências mais prazerosas em sala de aula, como é o caso do jogo lúdico, propícia lembranças mais fortes do que foi explanado no momento de sua orquestração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.