O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7561 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO" "resumo" => "Desde a gênese do processo de reformulação do Ensino Médio, outorgada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), até a consolidação de suas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM), a História e Filosofia da Ciência (HFC) é apontada como um elemento de destaque de um Ensino de Física contextualizado (BRASIL, 2000, 2002, 2006, 2012). Diante disso, a presente pesquisa visa discutir as contribuições que a HFC podem oferecer ao Ensino de Física a partir de uma proposta didática pautada no estudo de um episódio histórico específico. Para isso, recorremos a sequência didática proposta por Almeida e Silva (2012) que aborda o conteúdo da formação de imagens em lentes esféricas por meio do estudo do desenvolvimento da luneta de Galileo Galilei. Para Matthews (1995), a interface da HFC no ensino permite: desmistificar a Ciência e, assim, explorar seu caráter humano; contribuir para aulas de Ciências com maior significado e poder de reflexão; auxiliar a aprendizagem dos conteúdos científicos pela discussão de todos os seus aspectos (incluindo os “obscuros”); e promover a didática docente pelo (re)conhecimento da complexidade abarcada pelo saber científico. Embora executada com adaptações, nossa intervenção seguiu a dinâmica dos momentos pedagógicos recomendados pela sequência didática supracitada – que são: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento. Neste âmbito, Delizoicov (2005) explica que: a problematização inicial tem a função de explicitar/discutir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto a ser trabalhado, por meio do debate de alguma conjuntura (preferencialmente, cotidiana) vinculada à respectiva temática de estudo; a organização do conhecimento trata das táticas utilizadas pelo professor para favorecer a aprendizagem dos saberes científicos envolvidos na resolução do problema anunciado; e a aplicação do conhecimento remete a tarefa docente de explorar outras variáveis iniciais ou situações (problemas) ligadas ao conteúdo e capazes de suscitar a abstração, por parte do educando. Com o desenrolar da investigação podemos perceber que os estudantes demonstram discernimento, tanto sobre o conteúdo físico discutido – a formação de imagens em lentes esféricas –, quanto aos aspectos extracientíficos relacionados ao desenvolvimento da luneta de Galileo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, LENTES ESFÉRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_56_05_idinscrito_731_c34e5846a89d70590f6a166d19815df4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PRAXEDES DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "PRAXEDES" "autor_email" => "praxneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7561 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "O ENSINO DA FORMAÇÃO DE IMAGENS EM LENTES ESFÉRICAS COM BASE NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA LUNETA DE GALILEO" "resumo" => "Desde a gênese do processo de reformulação do Ensino Médio, outorgada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), até a consolidação de suas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM), a História e Filosofia da Ciência (HFC) é apontada como um elemento de destaque de um Ensino de Física contextualizado (BRASIL, 2000, 2002, 2006, 2012). Diante disso, a presente pesquisa visa discutir as contribuições que a HFC podem oferecer ao Ensino de Física a partir de uma proposta didática pautada no estudo de um episódio histórico específico. Para isso, recorremos a sequência didática proposta por Almeida e Silva (2012) que aborda o conteúdo da formação de imagens em lentes esféricas por meio do estudo do desenvolvimento da luneta de Galileo Galilei. Para Matthews (1995), a interface da HFC no ensino permite: desmistificar a Ciência e, assim, explorar seu caráter humano; contribuir para aulas de Ciências com maior significado e poder de reflexão; auxiliar a aprendizagem dos conteúdos científicos pela discussão de todos os seus aspectos (incluindo os “obscuros”); e promover a didática docente pelo (re)conhecimento da complexidade abarcada pelo saber científico. Embora executada com adaptações, nossa intervenção seguiu a dinâmica dos momentos pedagógicos recomendados pela sequência didática supracitada – que são: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento. Neste âmbito, Delizoicov (2005) explica que: a problematização inicial tem a função de explicitar/discutir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto a ser trabalhado, por meio do debate de alguma conjuntura (preferencialmente, cotidiana) vinculada à respectiva temática de estudo; a organização do conhecimento trata das táticas utilizadas pelo professor para favorecer a aprendizagem dos saberes científicos envolvidos na resolução do problema anunciado; e a aplicação do conhecimento remete a tarefa docente de explorar outras variáveis iniciais ou situações (problemas) ligadas ao conteúdo e capazes de suscitar a abstração, por parte do educando. Com o desenrolar da investigação podemos perceber que os estudantes demonstram discernimento, tanto sobre o conteúdo físico discutido – a formação de imagens em lentes esféricas –, quanto aos aspectos extracientíficos relacionados ao desenvolvimento da luneta de Galileo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, LENTES ESFÉRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_11_56_05_idinscrito_731_c34e5846a89d70590f6a166d19815df4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PRAXEDES DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "PRAXEDES" "autor_email" => "praxneto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }