O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7574 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ASTRONOMIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_07_2014_14_24_19_idinscrito_3557_c15eca298eb509b83dff9ee8c3148da8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SOUSA" "autor_email" => "patricia.ufc@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7574 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ASTRONOMIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_07_2014_14_24_19_idinscrito_3557_c15eca298eb509b83dff9ee8c3148da8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA SOUSA" "autor_email" => "patricia.ufc@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }