Artigo E-book I CONEIL - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-15-3

O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM

Palavra-chaves: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTOS, PRODUÇÕES VOCAIS, ATENÇÃO CONJUNTA E-book AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
"2020-11-10 08:56:17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 71997
    "edicao_id" => 143
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 573
    "titulo" => "O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM"
    "resumo" => "DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA.  PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem"
    "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTOS, PRODUÇÕES VOCAIS, ATENÇÃO CONJUNTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA2_ID57321102020103925.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 10:50:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MICHELY SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA SOARES"
    "autor_email" => "paula-michely@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 71997
    "edicao_id" => 143
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 573
    "titulo" => "O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM"
    "resumo" => "DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA.  PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem"
    "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTOS, PRODUÇÕES VOCAIS, ATENÇÃO CONJUNTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA2_ID57321102020103925.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 10:50:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MICHELY SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA SOARES"
    "autor_email" => "paula-michely@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 143
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 143
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 64
                "edicao_id" => 143
                "codigo" => "978-65-86901-15-3"
                "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf"
                "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 64
                "edicao_id" => 143
                "codigo" => "978-65-86901-15-3"
                "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf"
                "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA. PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.