O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM
"2020-11-10 08:56:17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 71997 "edicao_id" => 143 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM" "resumo" => "DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA. PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTOS, PRODUÇÕES VOCAIS, ATENÇÃO CONJUNTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA2_ID57321102020103925.pdf" "created_at" => "2020-11-10 10:50:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MICHELY SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA SOARES" "autor_email" => "paula-michely@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 71997 "edicao_id" => 143 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "O DESENVOLVER INTERATIVO ENTRE MÃE E CRIANÇA COM SURDEZ A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTIMODAL DA LINGUAGEM" "resumo" => "DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA. PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, GESTOS, PRODUÇÕES VOCAIS, ATENÇÃO CONJUNTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA2_ID57321102020103925.pdf" "created_at" => "2020-11-10 10:50:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MICHELY SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULA SOARES" "autor_email" => "paula-michely@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 143 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 143 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 64 "edicao_id" => 143 "codigo" => "978-65-86901-15-3" "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "prefacio" => """ <br />\r\n <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resistência e ciência no cenário brasileiro </strong><br />\r\n <br />\r\n O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando à comunidade leitora um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação na área de Linguística e Literatura. <br />\r\n Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulgação para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro reúne, em capítulos, diferentes pesquisas e projetos que vêm sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avanço das pesquisas em Linguística e Literatura. Tais capítulos apresentam algumas discussões de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em função da ascensão que os estudos da linguagem tiveram nos últimos anos no Brasil e do crescente número de professores e pesquisadores envolvidos com investigações dessa natureza.<br />\r\n <br />\r\n Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produção científica brasileira revela um ato de luta e resistência na produção do conhecimento e no fazer científico para área das Humanidades, demonstrando o quão somos capazes e como as nossas pesquisas são essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estratégicas, independentemente de sua temática. Esse empenho é um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ciência do Brasil.<br />\r\n <br />\r\n Os capítulos aqui publicados demonstram os avanços, as dificuldades e as contribuições para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabouço teórico-metodológico das pesquisas em Linguística e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas têm tanto um caráter teórico, como também aplicado, uma vez que percebemos a urgência de fortalecermos a relação academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as interações com áreas afins, estudos com fontes primárias e desenvolvimento da educação básica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na formação de professores em suas práticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composição desse livro é ação direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematizações de questões sociais no que tange à resolução de conflitos e à redução de violências e de discriminações presentes em nossa sociedade.<br />\r\n <br />\r\n A comunidade leitora encontrará, portanto, aqui no livro, uma diversidade teórica interdisciplinar peculiar da área de Linguística e Literatura, mas sempre atenta à sua própria identidade, por meio da apropriação e da aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando à socialização das diversas experiências científicas em andamento, voltadas para o fortalecimento da área de Linguística e Literatura, com a participação de pesquisadores/as de todas as regiões do Brasil. Para os capítulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produção do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as ações transformadoras em seu espectro heteróclito das produções do conhecimento em relação aos estudos da linguagem.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) </em><br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf" "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 64 "edicao_id" => 143 "codigo" => "978-65-86901-15-3" "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "prefacio" => """ <br />\r\n <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resistência e ciência no cenário brasileiro </strong><br />\r\n <br />\r\n O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando à comunidade leitora um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação na área de Linguística e Literatura. <br />\r\n Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulgação para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro reúne, em capítulos, diferentes pesquisas e projetos que vêm sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avanço das pesquisas em Linguística e Literatura. Tais capítulos apresentam algumas discussões de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em função da ascensão que os estudos da linguagem tiveram nos últimos anos no Brasil e do crescente número de professores e pesquisadores envolvidos com investigações dessa natureza.<br />\r\n <br />\r\n Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produção científica brasileira revela um ato de luta e resistência na produção do conhecimento e no fazer científico para área das Humanidades, demonstrando o quão somos capazes e como as nossas pesquisas são essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estratégicas, independentemente de sua temática. Esse empenho é um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ciência do Brasil.<br />\r\n <br />\r\n Os capítulos aqui publicados demonstram os avanços, as dificuldades e as contribuições para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabouço teórico-metodológico das pesquisas em Linguística e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas têm tanto um caráter teórico, como também aplicado, uma vez que percebemos a urgência de fortalecermos a relação academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as interações com áreas afins, estudos com fontes primárias e desenvolvimento da educação básica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na formação de professores em suas práticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composição desse livro é ação direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematizações de questões sociais no que tange à resolução de conflitos e à redução de violências e de discriminações presentes em nossa sociedade.<br />\r\n <br />\r\n A comunidade leitora encontrará, portanto, aqui no livro, uma diversidade teórica interdisciplinar peculiar da área de Linguística e Literatura, mas sempre atenta à sua própria identidade, por meio da apropriação e da aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando à socialização das diversas experiências científicas em andamento, voltadas para o fortalecimento da área de Linguística e Literatura, com a participação de pesquisadores/as de todas as regiões do Brasil. Para os capítulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produção do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as ações transformadoras em seu espectro heteróclito das produções do conhecimento em relação aos estudos da linguagem.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) </em><br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf" "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }