DENTRE AS INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA LÍNGUA NA INTERAÇÃO FACE A FACE DESTACA-SE UM NÚMERO CRESCENTE DE ESTUDOS QUE SE PROPÕEM OBSERVAR O ASPECTO MULTIMODAL DA LÍNGUA. A INTERAÇÃO É ASSIM ENTENDIDA COMO UM PRODUTO RESULTANTE DA PRODUÇÃO VERBAL E DAS AÇÕES CORPORAIS DOS PARTICIPANTES, QUE SE COORDENAM ENTRE SI DE ACORDO COM AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA, AMBOS OS PARTICIPANTES COOPERAM NA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS CONFORME AS SUAS INTENÇÕES COMUNICATIVAS. A CONCRETIZAÇÃO DESTAS INTENÇÕES É OBTIDA NÃO SÓ ATRAVÉS DAS PRODUÇÕES VOCAIS E GESTUAIS, ALÉM DE AÇÕES CORPORAIS. AQUI DESTACAM-SE DIVERSAS MODALIDADES, COMO OS GESTOS, O DIRECIONAMENTO DO OLHAR, OS MOVIMENTOS CORPORAIS E AS EXPRESSÕES FACIAIS COMO PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTUDOS DE MCNEILL (1985, 2000), KENDON (1980, 1982, 1990), CAVALCANTE (2009, 2010, 2015), GOLDIN-MEADOW (2003, 2013, 2014), GALHANO RODRIGUES (2003, 2007, 2012), SOARES (2014, 2015, 2018), TOMASELLO (2003), E COSTA FILHO (2011, 2016). TAIS TRABALHOS TÊM ENRIQUECIDO AS PESQUISAS NO CAMPO DA LINGUÍSTICA DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUINDO ESTA ORIENTAÇÃO TEÓRICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER O MODO COMO AS DIVERSAS MODALIDADES GESTUO-VOCAIS SE COORDENAM NA CRIAÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA NAS TROCAS INTERATIVAS ENTRE ADULTO E CRIANÇA SURDA. PARA ISSO, SERÃO ANALISADOS DOIS MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA SURDA E SUA MÃE, MANTIDAS EM SITUAÇÕES NATURALÍSTICAS. OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO CORRESPONDEM A FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA SURDA DOS SEIS AOS TRINTA E SEIS MESES DE VIDA EM DUAS FASES DAS CONDIÇÕES AUDITIVAS: SEM APARELHO AUDITIVO E COM IMPLANTE COCLEAR. A ANÁLISE DOS REGISTROS FOI ELABORADA COM O APOIO DO SOFTWARE ELAN, O QUAL VIABILIZA APRESENTAR, DE MANEIRA PONTUAL, A OCORRÊNCIA E O ENTRELACE ENTRE MODALIDADES. POR FIM, OS RESULTADOS PARCIAIS JÁ ENCONTRADOS, INDICAM QUE A MÃE CRIA ESTRATÉGIAS A PARTIR DO OLHAR E DO GESTO DE TOCAR PARA ESTABELECER EFETIVAMENTE AS TROCAS INTERATIVAS COMUNICATIVAS COM A CRIANÇA SURDA, CONSTRUINDO UM PROCESSO AQUISICIONAL DA LINGUAGEM.