NESTE TRABALHO BUSCAMOS ABORDAR A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA, EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, A PARTIR DA VISÃO ESTRUTURAL DA MUDANÇA DE POSIÇÃO, CONCEBIDA POR CLÁUDIA DE LEMOS COMO UM MOVIMENTO QUE APONTA PARA A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA PRÓPRIA FALA E COM A FALA DO OUTRO E PERMITE QUALIFICAR A TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA DE INFANS A SUJEITO FALANTE. NO CASO DA ESCRITA E DA LEITURA, ENTENDEMOS QUE ESSA VISÃO ESTRUTURAL PERMITE OBSERVAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO DA CRIANÇA DE SUJEITO NÃO-ESCREVENTE PARA SUJEITO ESCREVENTE E DE SUJEITO NÃO-LEITOR PARA SUJEITO LEITOR. DESSE MODO, O INTERACIONISMO EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, FUNDAMENTADO NA LINGUÍSTICA ESTRUTURAL EUROPEIA E NA PSICANÁLISE FREUD LACANIANA É A BASE TEÓRICA DESSE ESTUDO QUALITATIVO. COMO OBJETO DE ANÁLISE ELEGEMOS DUAS CENAS DE ESCRITA E LEITURA PROTAGONIZADAS POR DUAS CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO INFANTIL, SENDO UMA NO NÍVEL I E OUTRA NO NÍVEL II, COM IDADES DE TRÊS E QUATRO ANOS, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO NA ESCRITA QUANTO NA LEITURA REALIZADA PELA CRIANÇA COMPARECEM FRAGMENTOS DE TEXTOS LIDOS PELO OUTRO E TAMBÉM ELEMENTOS QUE PARECEM ESTAR LIGADOS A DADOS DE REALIDADE. DESSE MODO, OBSERVAMOS QUE NA MESMA CENA PODE HAVER O DESLIZAMENTO DE UMA POSIÇÃO PARA OUTRA DA ESTRUTURA. ALÉM DISSO, A LEITURA FEITA PELA CRIANÇA VEM NOMEAR A AUSÊNCIA DAQUILO QUE NÃO ESTÁ NO PAPEL, MAS QUE TEM RELAÇÃO COM A ORDEM DO INCONSCIENTE.