Artigo E-book I CONEIL - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-15-3

A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: UM OLHAR PARA A MUDANÇA DE POSIÇÃO

Palavra-chaves: AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, ESCRITA, LEITURA, MUDANÇA DE POSIÇÃO, E-book E-book
"2020-11-10 08:56:17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 71993
    "edicao_id" => 143
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: UM OLHAR PARA A MUDANÇA DE POSIÇÃO"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO BUSCAMOS ABORDAR A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA, EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, A PARTIR DA VISÃO ESTRUTURAL DA MUDANÇA DE POSIÇÃO, CONCEBIDA POR CLÁUDIA DE LEMOS COMO UM MOVIMENTO QUE APONTA PARA A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA PRÓPRIA FALA E COM A FALA DO OUTRO E PERMITE QUALIFICAR A TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA DE INFANS A SUJEITO FALANTE. NO CASO DA ESCRITA E DA LEITURA, ENTENDEMOS QUE ESSA VISÃO ESTRUTURAL PERMITE OBSERVAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO DA CRIANÇA DE SUJEITO NÃO-ESCREVENTE PARA SUJEITO ESCREVENTE E DE SUJEITO NÃO-LEITOR PARA SUJEITO LEITOR. DESSE MODO, O INTERACIONISMO EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, FUNDAMENTADO NA LINGUÍSTICA ESTRUTURAL EUROPEIA E NA PSICANÁLISE FREUD LACANIANA É A BASE TEÓRICA DESSE ESTUDO QUALITATIVO. COMO OBJETO DE ANÁLISE ELEGEMOS DUAS CENAS DE ESCRITA E LEITURA PROTAGONIZADAS POR DUAS CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO INFANTIL, SENDO UMA NO NÍVEL I E OUTRA NO NÍVEL II, COM IDADES DE TRÊS E QUATRO ANOS, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO NA ESCRITA QUANTO NA LEITURA REALIZADA PELA CRIANÇA COMPARECEM FRAGMENTOS DE TEXTOS LIDOS PELO OUTRO E TAMBÉM ELEMENTOS QUE PARECEM ESTAR LIGADOS A DADOS DE REALIDADE. DESSE MODO, OBSERVAMOS QUE NA MESMA CENA PODE HAVER O DESLIZAMENTO DE UMA POSIÇÃO PARA OUTRA DA ESTRUTURA. ALÉM DISSO, A LEITURA FEITA PELA CRIANÇA VEM NOMEAR A AUSÊNCIA DAQUILO QUE NÃO ESTÁ NO PAPEL, MAS QUE TEM RELAÇÃO COM A ORDEM DO INCONSCIENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, ESCRITA, LEITURA, MUDANÇA DE POSIÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA100_ID494_11082020080447.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 10:50:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA CARVALHO"
    "autor_email" => "magdapcarvalho@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 71993
    "edicao_id" => 143
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: UM OLHAR PARA A MUDANÇA DE POSIÇÃO"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO BUSCAMOS ABORDAR A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA, EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, A PARTIR DA VISÃO ESTRUTURAL DA MUDANÇA DE POSIÇÃO, CONCEBIDA POR CLÁUDIA DE LEMOS COMO UM MOVIMENTO QUE APONTA PARA A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA PRÓPRIA FALA E COM A FALA DO OUTRO E PERMITE QUALIFICAR A TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA DE INFANS A SUJEITO FALANTE. NO CASO DA ESCRITA E DA LEITURA, ENTENDEMOS QUE ESSA VISÃO ESTRUTURAL PERMITE OBSERVAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO DA CRIANÇA DE SUJEITO NÃO-ESCREVENTE PARA SUJEITO ESCREVENTE E DE SUJEITO NÃO-LEITOR PARA SUJEITO LEITOR. DESSE MODO, O INTERACIONISMO EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, FUNDAMENTADO NA LINGUÍSTICA ESTRUTURAL EUROPEIA E NA PSICANÁLISE FREUD LACANIANA É A BASE TEÓRICA DESSE ESTUDO QUALITATIVO. COMO OBJETO DE ANÁLISE ELEGEMOS DUAS CENAS DE ESCRITA E LEITURA PROTAGONIZADAS POR DUAS CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO INFANTIL, SENDO UMA NO NÍVEL I E OUTRA NO NÍVEL II, COM IDADES DE TRÊS E QUATRO ANOS, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO NA ESCRITA QUANTO NA LEITURA REALIZADA PELA CRIANÇA COMPARECEM FRAGMENTOS DE TEXTOS LIDOS PELO OUTRO E TAMBÉM ELEMENTOS QUE PARECEM ESTAR LIGADOS A DADOS DE REALIDADE. DESSE MODO, OBSERVAMOS QUE NA MESMA CENA PODE HAVER O DESLIZAMENTO DE UMA POSIÇÃO PARA OUTRA DA ESTRUTURA. ALÉM DISSO, A LEITURA FEITA PELA CRIANÇA VEM NOMEAR A AUSÊNCIA DAQUILO QUE NÃO ESTÁ NO PAPEL, MAS QUE TEM RELAÇÃO COM A ORDEM DO INCONSCIENTE."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, ESCRITA, LEITURA, MUDANÇA DE POSIÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA100_ID494_11082020080447.pdf"
    "created_at" => "2020-11-10 10:50:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA CARVALHO"
    "autor_email" => "magdapcarvalho@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
    "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 143
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 143
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-i-coneil---vol-01"
        "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => null
        "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2"
        "logo" => null
        "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2020-09-23"
        "final_evento" => "2020-09-25"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
        "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 64
                "edicao_id" => 143
                "codigo" => "978-65-86901-15-3"
                "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf"
                "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 64
                "edicao_id" => 143
                "codigo" => "978-65-86901-15-3"
                "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg"
                "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf"
                "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-11-10 08:56:17"
                "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

NESTE TRABALHO BUSCAMOS ABORDAR A ESCRITA E A LEITURA DA CRIANÇA, EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, A PARTIR DA VISÃO ESTRUTURAL DA MUDANÇA DE POSIÇÃO, CONCEBIDA POR CLÁUDIA DE LEMOS COMO UM MOVIMENTO QUE APONTA PARA A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA PRÓPRIA FALA E COM A FALA DO OUTRO E PERMITE QUALIFICAR A TRAJETÓRIA LINGUÍSTICA DA CRIANÇA DE INFANS A SUJEITO FALANTE. NO CASO DA ESCRITA E DA LEITURA, ENTENDEMOS QUE ESSA VISÃO ESTRUTURAL PERMITE OBSERVAR A MUDANÇA DE POSIÇÃO DA CRIANÇA DE SUJEITO NÃO-ESCREVENTE PARA SUJEITO ESCREVENTE E DE SUJEITO NÃO-LEITOR PARA SUJEITO LEITOR. DESSE MODO, O INTERACIONISMO EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, FUNDAMENTADO NA LINGUÍSTICA ESTRUTURAL EUROPEIA E NA PSICANÁLISE FREUD LACANIANA É A BASE TEÓRICA DESSE ESTUDO QUALITATIVO. COMO OBJETO DE ANÁLISE ELEGEMOS DUAS CENAS DE ESCRITA E LEITURA PROTAGONIZADAS POR DUAS CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO INFANTIL, SENDO UMA NO NÍVEL I E OUTRA NO NÍVEL II, COM IDADES DE TRÊS E QUATRO ANOS, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO NA ESCRITA QUANTO NA LEITURA REALIZADA PELA CRIANÇA COMPARECEM FRAGMENTOS DE TEXTOS LIDOS PELO OUTRO E TAMBÉM ELEMENTOS QUE PARECEM ESTAR LIGADOS A DADOS DE REALIDADE. DESSE MODO, OBSERVAMOS QUE NA MESMA CENA PODE HAVER O DESLIZAMENTO DE UMA POSIÇÃO PARA OUTRA DA ESTRUTURA. ALÉM DISSO, A LEITURA FEITA PELA CRIANÇA VEM NOMEAR A AUSÊNCIA DAQUILO QUE NÃO ESTÁ NO PAPEL, MAS QUE TEM RELAÇÃO COM A ORDEM DO INCONSCIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.