Artigo E-book I CONEIL - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-15-3

ANÁLISE ACÚSTICA DE FORMANTES E DURAÇÃO DE VOGAIS DA FALA DE HOMENS GAYS E HETEROSSEXUAIS

Palavra-chaves: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRODUÇÃO ORAL, FALA GAY, , E-book AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem
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                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
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                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
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                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
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Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVOU EXAMINAR PECULIARIDADES FONÉTICAS DA FALA LIDA DE 14 HOMENS, SEPARADOS EM DOIS GRUPOS. NO PRIMEIRO, INVESTIGAMOS 7 INDIVÍDUOS, AUTODECLARADOS GAYS; NO SEGUNDO, 7 INDIVÍDUOS, AUTODECLARADOS HETEROSSEXUAIS. PARA MELHOR COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS FONÉTICAS REGISTRADAS EM ÁUDIO DA VOZ DESSES HOMENS, NOS FUNDAMENTAMOS NA TEORIA DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA DE LABOV (1972, 1974, 1982, 1994) E ECKERT (1989, 1997, 2000, 2003, 2005, 2010, 2012), E TRABALHOS VOLTADOS PARA A PERCEPÇÃO DA FALA, REALIZADOS POR GAUDIO (1994); SMYTH, JACOBS E ROGERS (2003); LEVON (2007); CAMPBELL-KIBLER (2011); LOPES (2012) E TRACY, BAINTER E SANTARIANO (2015). NA PESQUISA FORAM ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA DURAÇÃO DAS SETE VOGAIS ORAIS TÔNICAS, /A/, /&#400;/, /E/, /I/, /&#390;/, /O/, /U/ PRODUZIDAS PELOS INFORMANTES GAYS, PRINCIPALMENTE NAS ANTERIORES MÉDIAS /E/ E / &#400;/ E NA CENTRAL BAIXA /A/. COM RELAÇÃO AOS FORMANTES, AS MÉDIAS DE PRODUÇÃO DE F1 E F2 DOS HOMENS GAYS FORAM CONSIDERAVELMENTE MAIS ALTAS QUE AS DOS HETEROSSEXUAIS EM TODAS AS VOGAIS, ESPECIALMENTE COM RELAÇÃO AOS VALORES DE /I/, /&#400;/, /E/ E /A/. PORTANTO, ENTRE OS FALANTES GAYS, HOUVE MAIOR ABERTURA DA MANDÍBULA E ANTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA NA PRODUÇÃO DAS VOGAIS. MAJORITARIAMENTE, AS MÉDIAS DOS INFORMANTES HOMOSSEXUAIS APROXIMARAM-SE MAIS DAS MÉDIAS DOS INFORMANTES GAYS PARTICIPANTES DAS PESQUISAS EM LÍNGUA INGLESA QUE DAS MÉDIAS APRESENTADAS POR NOSSOS INFORMANTES HETEROSSEXUAIS. ASSIM, DEVIDO ÀS SEMELHANÇAS ENCONTRADAS NOS RESULTADOS DE ALGUMAS PESQUISAS, OBTIDOS ENTRE OS HOMENS GAYS FALANTES DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA, PARECE PLAUSÍVEL AFIRMAR HAVER ALGUNS ASPECTOS UNIVERSAIS CARACTERÍSTICOS E TÍPICOS DA CHAMADA “FALA GAY”.

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