Artigo E-book I CONEIL - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-15-3

DO MORFEMA PARA A PALAVRA: PADRÕES DE ASSOCIAÇÃO ENTRE MORFEMAS A PARTIR DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS

Palavra-chaves: TIPOLOGIA LINGUÍSTICA, APRENDIZADO DE MÁQUINA, MORFOSSINTAXE, K-MÉDIAS, FATORAÇÃO DE MATRIZ NÃO-NEGATIVA E-book E-book
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                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)
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                  <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\n
                  Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
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                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
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Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

O CONCEITO DE PALAVRA TEM SIDO REDISCUTIDO NA LINGUÍSTICA COMO UM CONSTRUTO TEÓRICO NÃO NECESSARIAMENTE VÁLIDO, PRINCIPALMENTE EM LÍNGUAS NÃO INDOEUROPEIAS, CALCADO NUMA TRADIÇÃO GRAMATICAL QUE SE AJUSTAVA MAIS ÀS LÍNGUAS CLÁSSICAS QUE À TOTALIDADE – E INCLUSIVE MAIORIA – DAS LÍNGUAS DO MUNDO. COM O INTUITO DE EXAMINAR FENÔMENOS DE RELEVÂNCIA TIPOLÓGICA QUE NÃO DEPENDAM DO CONCEITO TRADICIONAL DE PALAVRA, BEM COMO DE TENTAR REVELAR PADRÕES TRANSLINGUÍSTICOS DE RELAÇÃO ENTRE MORFEMAS, O PRESENTE ESTUDO UTILIZA FERRAMENTAS DO APRENDIZADO DE MÁQUINA NÃO-SUPERVISIONADO PARA PROCESSAR DADOS CAPTADOS DE GRAMÁTICAS DESCRITIVAS. ORGANIZANDO OS DADOS EM MATRIZES DE ADJACÊNCIA QUE REPRESENTAM A OCORRÊNCIA OU NÃO DE BIGRAMAS – ASSOCIAÇÕES DE DOIS MORFEMAS –, AVALIAMOS COMO DIFERENTES LÍNGUAS ORGANIZAM SEU INVENTÁRIO DE MORFEMAS E ASSOCIAM ITENS DESTE. PARA TAL, ALIAMOS A TÉCNICA FATORAÇÃO DE MATRIZ NÃO-NEGATIVA (NMF) À CLUSTERIZAÇÃO POR K-MÉDIAS (K-MEANS), DE MANEIRA A AGRUPAR OS MORFEMAS DE DADA LÍNGUA EM UM NÚMERO VARIÁVEL DE CLASSES; EM SEGUIDA, AS ENTRADAS DOS MORFEMAS FORAM SUBSTITUÍDAS PELO ÍNDICE DE SUAS RESPECTIVAS CLASSES, E AS MATRIZES DE ADJACÊNCIA, REANALISADAS COM ATENÇÃO ÀS ASSOCIAÇÕES ENTRE AS CLASSES FORMADAS, APLICANDO-SE O TESTE Z PARA MEDIR A SIGNIFICÂNCIA DAS RELAÇÕES BIGRÂMICAS LÍNGUA A LÍNGUA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM GRANDE VARIAÇÃO NO COMPORTAMENTO DOS MORFEMAS DAS LÍNGUAS, ASSIM COMO ALGUMAS CORRELAÇÕES, DE FRACAS A MODERADAS, ENTRE UMA MAIOR PROPORÇÃO DE BIGRAMAS SIGNIFICANTES E A EXISTÊNCIA DE CLASSES DISTRIBUCIONAIS LEXICAIS.

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