DIANTE DAS DIFICULDADES EM DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS NA ESCOLA PÚBLICA É RELEVANTE INVESTIGAR MEIOS PARA PROPICIAR AULAS MAIS DINÂMICAS E
SIGNIFICATIVAS PARA OS APRENDENTES, BEM COMO PROMOVER A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E O
DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES, ALÉM DA GRAMÁTICA QUE É GERALMENTE O PRINCIPAL FOCO DE ENSINO
NESSE CONTEXTO. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UM
PROJETO COM GÊNEROS PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA QUE
BUSCAVA DESENVOLVER A PRODUÇÃO ESCRITA DOS APRENDENTES A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO GÊNERO “PERFIL” E QUE
FOI APLICADO DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OS PARTICIPANTES PERTENCIAM A UMA TURMA DO
ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM DO PARÁ E DESENVOLVERAM ATIVIDADES NA LÍNGUA-
ALVO QUE ENVOLVERAM O CONHECIMENTO SOBRE O GÊNERO, PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PERFIS DE PESSOAS FAMOSAS EM UMA APRESENTAÇÃO CULTURAL DA ESCOLA COMO PRODUTO FINAL DO PROJETO. O PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO FOI A PESQUISA INTERVENTIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA CUJOS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR
DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS, DA OBSERVAÇÃO E DO DIÁRIO DE ENSINO DA ESTAGIÁRIA QUE REGISTROU O PROCESSO DE
IMPLEMENTAÇÃO DE CADA ETAPA DO PROCESSO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É PAUTADA EM ESTUDOS SOBRE A
RELEVÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O ENSINO ATRAVÉS DE
GÊNEROS TEXTUAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O PROJETO CONTRIBUIU PARA A APROPRIAÇÃO DAS
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO ESCOLHIDO; PARA A PRÁTICA DA PRODUÇÃO ESCRITA E PARA O AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E
AUTONOMIA DOS APRENDENTES PARA APRENDIZAGEM DO IDIOMA PRINCIPALMENTE PORQUE O GÊNERO ESCOLHIDO
FAZIA PARTE DO SEU COTIDIANO. O IMPACTO POSITIVO DA PRÁTICA COM O GÊNERO DEMONSTROU QUE APESAR DAS
DIFICULDADES É POSSÍVEL ESTIMULAR O APRENDENTE DA ESCOLA PÚBLICA A PRODUZIR TEXTOS EM INGLÊS E
TRANSFORMAR AULAS TRADICIONAIS EM AULAS CONTEXTUALIZADAS.