A LINGUAGEM É UMA INESGOTÁVEL FONTE DE SIGNIFICADOS, VALORES E INTENÇÕES. ELA É INSEPARÁVEL DO HOMEM E SEGUE-O EM TODOS OS SEUS ATOS. NESSE CONTEXTO, INSERE-SE TAMBÉM A IRONIA, JÁ QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E É DEFINIDA POR SUAS CONEXÕES CONTEXTUAIS E RELAÇÕES SEMÂNTICAS. A IRONIA É UM RECURSO LINGUÍSTICO QUE PODE ESTAR PRESENTE EM QUALQUER EVENTO, OU ATO CONVERSACIONAL, E DE ACORDO COM HUTCHEON (2000), BASEIA-SE EM ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE O DITO E NÃO DITO. ASSIM, É POSSÍVEL QUE EXISTAM SITUAÇÕES OU ENUNCIADOS IRÔNICOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, UMA VEZ QUE IMERSAS NA LÍNGUA, AS CRIANÇAS JÁ SE DEPARAM COM ESSE TIPO DE MANIFESTAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A MULTIMODALIDADE. ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM CRESCEM CADA VEZ MAIS E TÊM INTERESSADO DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO TAL COMO A FONOAUDIOLOGIA, A PSICOLOGIA E A LINGUÍSTICA, CONTUDO, NOTOU-SE A EXISTÊNCIA DE POUCAS PESQUISAS QUE DISCUTEM A IRONIA EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. DIANTE DESSA CARÊNCIA, OBSERVOU-SE A VIABILIDADE DE ELABORAR UM TRABALHO DE ABORDAGEM EXPLORATÓRIA COM ÊNFASE NA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS ESTUDOS QUE ABORDAM A PRODUÇÃO E A COMPREENSÃO DE FIGURAS DE LINGUAGEM, ESPECIFICAMENTE A IRONIA, NA ÁREA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS EXISTENTES SOBRE IRONIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, E ESPECÍFICOS: A) ANALISAR AS PERSPECTIVAS E OBJETIVOS DOS ESTUDOS ENCONTRADOS, B) IDENTIFICAR E DESCREVER AS DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS DESSAS PERSPECTIVAS DE ESTUDO. METODOLOGICAMENTE FIZEMOS UMA VERIFICAÇÃO NAS FERRAMENTAS DE BUSCA BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E O GOOGLE ACADÊMICO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS 2010-2020, COMO MODO DE BUSCA UTILIZAMOS OS DESCRITORES: “IRONIA E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM” NA LÍNGUA PORTUGUESA E NA LÍNGUA INGLESA. QUANTO AOS RESULTADOS, POUCAS DISCUSSÕES ENVOLVIAM OS DESCRITORES SELECIONADOS NA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA, AMBOS APRESENTARAM A LINGUÍSTICA COGNITIVA COMO A PRINCIPAL ABORDAGEM E EM MENOR QUANTIDADE ESTÃO OS TRABALHOS QUE ADOTARAM A PERSPECTIVA PRAGMÁTICA. ALÉM DISSO, OBSERVAMOS QUE A COMPREENSÃO DA IRONIA FOI O FOCO DAS DISCUSSÕES. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUE PODE INCENTIVAR OUTRAS PESQUISAS A EXPLORAREM MAIS O ASSUNTO. ALÉM DO MAIS, POSSIBILITA UMA VISÃO MAIS AMPLIADA DAQUELES CUJO OBJETO DE ESTUDO E TRABALHO É A LINGUAGEM, EM ESPECIAL, A LINGUAGEM INFANTIL.