EDUCAÇÃO ESPECIAL: COMPROMISSOS E PERSPECTIVAS
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Considerando isto, Almeida (1996) aborda as reformas educacionais, de modo a indagar sobre a capacidade de inclusão dos alunos, isso de certa forma vai remeter também com a questão da exclusão e da problemática em torno de sua história, no qual essa necessidade de se preocupar com a exclusão era justamente uma forma de tentar superar o fracasso escolar dos alunos, no entanto, este enfoque já está enfraquecido e não está mais entre os objetivos principais. Com relação à problemática dos fatores que estão envolvidos na implantação das políticas de inclusão faz-se necessária a criação de meios que possibilitem a capacitação dos profissionais que trabalham com essa questão, de modo que, seja efetivada uma prática comprometida com a transformação social. Nesse sentido, esse trabalho visa investigar se as instituições responsáveis pela inclusão dos portadores de necessidade especiais estão suprindo-as, considerando as variáveis que permeiam a nossa sociedade. Para tanto, foram selecionados para nossa investigação o Instituto dos Cegos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Até o presente momento, foram efetuadas três visitas observacionais e duas entrevistas com funcionárias das mencionadas instituições. Os dados vêm demonstrando que o Instituto dos Cegos, apresenta uma estrutura física antiga, contendo salas de informática, biblioteca, marketing, entre outras, já o corpo de trabalho é representado por um número limitado de funcionários: professores e duas psicólogas, sendo que uma dessas trabalha como ledora, com isto evidencia-se que não existe uma equipe multidisciplinar que possa promover um atendimento adequado aos usuários e as famílias que frequentam a instituição. 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