Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO SESI DE BAYEUX/PB

Palavra-chaves: ANTIRRACISMO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CULTURA INDÍGENA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Nos últimos anos, tenho percebido um aumento na produção de estudos sobre os preconceitos sofridos, seja ele de cor, gênero, opção sexual etc. Assim, refletimos sobre a importância da escola na formação destes preconceitos nas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) A escola tem um papel de grande relevância, pois neste ambiente pode-se reproduzir o preconceito ou podem e devem oferecer uma educação que valorize as diferenças criando atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos a se orgulharem do seu pertencimento étnico-racial. Assim, pretende-se discutir a questão do racismo analisando os Projetos: Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, na educação básica na modalidade EJA, desenvolvido na escola do SESI na cidade de Bayeux, o mesmo acontece a cada semestre e dura em média dois meses, nesse período os alunos pesquisam e produzem sobre a temática, tudo sob orientação dos docentes. É de fundamental importância a elaboração de um currículo que enfatize a cultura dos excluídos e valorize a diversidade cultural. A divulgação de projetos antirracistas ajuda a refletir como agir na sala de aula de forma a conscientizar as pessoas sobre todos os preconceitos sofridos e todos os preconceitos existentes em nós mesmos, criando, assim, uma postura de respeito entre as várias etnias do nosso país. As experiências têm, como foco principal, nortear construção de um currículo que atenda as necessidades de valorização da diversidade cultura do país. Com a presente pesquisa, esperamos lançar uma luz de como formular um currículo que atenda as necessidades de se construir uma sociedade mais igualitária, que respeite suas diferenças e aprenda a conviver de forma harmoniosa. A produção intelectual é a uma das formas de lutar contras as desigualdades e intolerância. Em meio a tanta violência, a educação é o caminho mais viável para mudar essa realidade.

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