A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO VIAJANDO E APRENDENDO COM ZÉ DO LIVRO PARA O INCENTIVO DA LEITURA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6672 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 4697 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO VIAJANDO E APRENDENDO COM ZÉ DO LIVRO PARA O INCENTIVO DA LEITURA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O professor de português tem um papel importante na vida dos alunos. Sua função é conscientizar e formar um aluno para a vida em sociedade, construindo de forma mediada o conhecimento, visando unicamente o crescimento intelectual do sujeito, trazendo e respeitando as diferenças sociais e linguísticas para construirmos dessa maneira uma sociedade melhor. Partindo do pressuposto de que se deve trabalhar a leitura e a escrita no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de língua portuguesa, o objetivo geral que norteou este trabalho foi analisar a contribuição no ensino e aprendizagem da leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, através do Projeto: Viajando e aprendendo com Zé do Livro. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados aos 14 professores do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, localizada na cidade de Paulista - PB. Verificou-se com a pesquisa que após a execução do Projeto: Viajando e Aprendendo com Zé do Livro, ocorreram melhorias na prática a leitura, escrita, bem como na oralidade. Outro fato importante é a participação das famílias no referido projeto. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, MELHORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_30_09_idinscrito_4697_7f747018314813d043394d0b21a95fca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZELGA DANTAS DE ALMEIDA SOARES" "autor_nome_curto" => "ZELGA DANTAS" "autor_email" => "zelgaalmeida@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6672 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 4697 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO VIAJANDO E APRENDENDO COM ZÉ DO LIVRO PARA O INCENTIVO DA LEITURA: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O professor de português tem um papel importante na vida dos alunos. Sua função é conscientizar e formar um aluno para a vida em sociedade, construindo de forma mediada o conhecimento, visando unicamente o crescimento intelectual do sujeito, trazendo e respeitando as diferenças sociais e linguísticas para construirmos dessa maneira uma sociedade melhor. Partindo do pressuposto de que se deve trabalhar a leitura e a escrita no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de língua portuguesa, o objetivo geral que norteou este trabalho foi analisar a contribuição no ensino e aprendizagem da leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, através do Projeto: Viajando e aprendendo com Zé do Livro. Foi utilizado como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas sobre o tema na literatura, através pesquisa bibliográfica como também estudo de caso com a obtenção de dados primários por meio de questionários aplicados aos 14 professores do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Jerônimo Neto”, localizada na cidade de Paulista - PB. Verificou-se com a pesquisa que após a execução do Projeto: Viajando e Aprendendo com Zé do Livro, ocorreram melhorias na prática a leitura, escrita, bem como na oralidade. Outro fato importante é a participação das famílias no referido projeto. Tudo isso só corrobora com as ideias traçadas pelo PCNS (1998), onde diz que é tarefa do professor estar continuamente aprendendo no seu próprio trabalho, procurar novos caminhos e novas alternativas para o ensino, avaliar e experimentar novas atividades e recursos didáticos, criar e recriar novas possibilidades para sua sala de aula e para a realidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, MELHORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_22_30_09_idinscrito_4697_7f747018314813d043394d0b21a95fca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZELGA DANTAS DE ALMEIDA SOARES" "autor_nome_curto" => "ZELGA DANTAS" "autor_email" => "zelgaalmeida@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }