EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7167 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1426 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "A pesquisa relatada é fruto de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que visa difundir ideias e valores dos direitos humanos, da democracia e cidadania, eixos norteadores da prática educativa. A investigação deu-se a partir da aplicação de questionários aos(às) docentes das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros, RN, objetivando identificar problemas como atitudes preconceituosas e discriminatórias com base nas diferenças de gênero, cultura, cor, etnia, orientação sexual e deficiências e refletir sobre elementos presentes no discurso docente que evidencia concepções e atitudes relacionadas ao reconhecimento da diversidade humana. Esta análise se configura em caráter exploratório devido a necessidade de constituir maiores informações sobre o assunto, pretendendo formular contribuições e afirmações sobre o objeto estudado. A fundamentação teórica baseou-se em: Candau (2003), Lopes e Macedo (2006), Trindade (2002), Guimarães (2002), entre outros. Contatou-se que a indisciplina e a ausência da família na escola lideram o ranking dos principais obstáculos para o trabalho educativo. Alguns dados evidenciam a violência física e verbal decorrentes das relações conflituosas que se estabelecem no espaço escolar, mas não especificam em que situações e contra quem estes ocorrem. Ficou explícito que os(as) docentes não reconhecem a diversidade humana que habita as instituições de ensino e nem possuem clareza sobre temáticas inerentes ao campo da educação em direitos humanos, pois estes(as) falam de modo aleatório e sem vinculação com concepções teóricas, políticas e ideológicas que permeiam a discussão dos direitos humanos na atualidade. O diagnóstico reforça a pertinência de imprimir estudos nas escolas sobre a transversalidade pela qual perpassa a sociedade contemporânea, em seu aspecto multicultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DISCURSO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_22_47_56_idinscrito_1426_c3ff2680076d36a02c35babe26c4218e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEY" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7167 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1426 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "A pesquisa relatada é fruto de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que visa difundir ideias e valores dos direitos humanos, da democracia e cidadania, eixos norteadores da prática educativa. A investigação deu-se a partir da aplicação de questionários aos(às) docentes das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros, RN, objetivando identificar problemas como atitudes preconceituosas e discriminatórias com base nas diferenças de gênero, cultura, cor, etnia, orientação sexual e deficiências e refletir sobre elementos presentes no discurso docente que evidencia concepções e atitudes relacionadas ao reconhecimento da diversidade humana. Esta análise se configura em caráter exploratório devido a necessidade de constituir maiores informações sobre o assunto, pretendendo formular contribuições e afirmações sobre o objeto estudado. A fundamentação teórica baseou-se em: Candau (2003), Lopes e Macedo (2006), Trindade (2002), Guimarães (2002), entre outros. Contatou-se que a indisciplina e a ausência da família na escola lideram o ranking dos principais obstáculos para o trabalho educativo. Alguns dados evidenciam a violência física e verbal decorrentes das relações conflituosas que se estabelecem no espaço escolar, mas não especificam em que situações e contra quem estes ocorrem. Ficou explícito que os(as) docentes não reconhecem a diversidade humana que habita as instituições de ensino e nem possuem clareza sobre temáticas inerentes ao campo da educação em direitos humanos, pois estes(as) falam de modo aleatório e sem vinculação com concepções teóricas, políticas e ideológicas que permeiam a discussão dos direitos humanos na atualidade. O diagnóstico reforça a pertinência de imprimir estudos nas escolas sobre a transversalidade pela qual perpassa a sociedade contemporânea, em seu aspecto multicultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DISCURSO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_22_47_56_idinscrito_1426_c3ff2680076d36a02c35babe26c4218e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEY" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }