O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7641 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo é fruto da pesquisa de Especialização em Educação Matemática que teve como objetivo verificar se duas das funções do livro didático listadas por Gérard e Roegiers (apud BRASIL, 2012, p. 12), são possíveis de ocorrer, a saber: “favorecer a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes” em relação ao aluno e “auxiliar o professor no planejamento didático pedagógico e na gestão das aulas”. Quisemos analisar a abordagem feita na introdução do conceito de Função em um livro didático de matemática do primeiro ano do Ensino Médio, e verificar se esta abordagem favorece a compreensão deste conceito pelo aluno e ajuda o professor em seu planejamento didático e na gestão das aulas. A análise foi realizada observando-se, detalhadamente, a abordagem do conteúdo em jogo desenvolvida pelos autores com base nas discussões teóricas desenvolvidas por Gérard Vergnaud relativas aos Campos Co¬¬¬nceituais, por Yves Chevallard sobre a Transposição Didática e Guy Brousseau referente às Situações Didáticas, considerando o papel e a importância do livro didático no currículo escolar. O livro didático é de grande importância no currículo escolar, ele auxilia, orienta e até mesmo direciona o processo de ensino aprendizagem. Com este estudo pudemos evidenciar que mesmo um livro didático não apresentando todas as características desejáveis pelo professor, cabe ao mesmo fazer as devidas transformações, correções e/ou complementações para que o mesmo seja usado de forma adequada e desempenhe seu papel no ensino e em especial no que diz respeito à aprendizagem do aluno, auxiliando-o no entendimento e na formação do conteúdo ou do conceito em estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "FUNÇÃO, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_01_17_25_idinscrito_4756_dbc438e8b3ae00a51f0270b96764913b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DAGMAR PESSOA BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DAGMAR" "autor_email" => "jeffdagmar@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7641 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo é fruto da pesquisa de Especialização em Educação Matemática que teve como objetivo verificar se duas das funções do livro didático listadas por Gérard e Roegiers (apud BRASIL, 2012, p. 12), são possíveis de ocorrer, a saber: “favorecer a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes” em relação ao aluno e “auxiliar o professor no planejamento didático pedagógico e na gestão das aulas”. Quisemos analisar a abordagem feita na introdução do conceito de Função em um livro didático de matemática do primeiro ano do Ensino Médio, e verificar se esta abordagem favorece a compreensão deste conceito pelo aluno e ajuda o professor em seu planejamento didático e na gestão das aulas. A análise foi realizada observando-se, detalhadamente, a abordagem do conteúdo em jogo desenvolvida pelos autores com base nas discussões teóricas desenvolvidas por Gérard Vergnaud relativas aos Campos Co¬¬¬nceituais, por Yves Chevallard sobre a Transposição Didática e Guy Brousseau referente às Situações Didáticas, considerando o papel e a importância do livro didático no currículo escolar. O livro didático é de grande importância no currículo escolar, ele auxilia, orienta e até mesmo direciona o processo de ensino aprendizagem. Com este estudo pudemos evidenciar que mesmo um livro didático não apresentando todas as características desejáveis pelo professor, cabe ao mesmo fazer as devidas transformações, correções e/ou complementações para que o mesmo seja usado de forma adequada e desempenhe seu papel no ensino e em especial no que diz respeito à aprendizagem do aluno, auxiliando-o no entendimento e na formação do conteúdo ou do conceito em estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "FUNÇÃO, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_01_17_25_idinscrito_4756_dbc438e8b3ae00a51f0270b96764913b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DAGMAR PESSOA BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DAGMAR" "autor_email" => "jeffdagmar@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }