ENSINO DE SOCIOLOGIA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7222 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 3178 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido para as disciplinas de Estágio Docência do Curso de Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, durante os anos letivos de 2013 e 2014. O foco das observações são as aulas de Sociologia do Ensino Médio, levando em conta o contexto escolar em uma área periférica. As reflexões suscitadas versam sobre os desafios da docência no ensino de Sociologia, desde as práticas pedagógicas em sala de aula e a construção do professor como intelectual, passando pelo currículo elaborado para a disciplina e a necessidade tanto de um programa curricular integrado com a realidade do aluno, como também mais simples, que proporcione antes as reflexões primárias sobre o indivíduo em sociedade e o reconhecimento de si mesmo nesse contexto, abrindo caminho para a emancipação intelectual, ao invés de se trabalhar assuntos complexos, incapazes de gerar reflexões e que acabam por deixar lacunas no desenvolvimento intelectual dos estudantes, por serem temas distantes de suas realidades. Além disso, a pesquisa proporcionou o questionamento sobre as possibilidades que a disciplina de Sociologia trás, por provocar o pensamento e o olhar crítico da realidade em que se vive e sobre si mesmo, para a construção da escola como esfera pública: um ambiente democrático, capaz de promover a autonomia intelectual e a cidadania de alunos, em integração com a comunidade escolar, e com local no qual a escola está inserida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_45_11_idinscrito_3178_3ecb3e20e414e84b0ccf16804c2f460b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ARAÚJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA DUARTE" "autor_email" => "alexandramoussallem@gmail" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7222 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 3178 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo é resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido para as disciplinas de Estágio Docência do Curso de Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, durante os anos letivos de 2013 e 2014. O foco das observações são as aulas de Sociologia do Ensino Médio, levando em conta o contexto escolar em uma área periférica. As reflexões suscitadas versam sobre os desafios da docência no ensino de Sociologia, desde as práticas pedagógicas em sala de aula e a construção do professor como intelectual, passando pelo currículo elaborado para a disciplina e a necessidade tanto de um programa curricular integrado com a realidade do aluno, como também mais simples, que proporcione antes as reflexões primárias sobre o indivíduo em sociedade e o reconhecimento de si mesmo nesse contexto, abrindo caminho para a emancipação intelectual, ao invés de se trabalhar assuntos complexos, incapazes de gerar reflexões e que acabam por deixar lacunas no desenvolvimento intelectual dos estudantes, por serem temas distantes de suas realidades. Além disso, a pesquisa proporcionou o questionamento sobre as possibilidades que a disciplina de Sociologia trás, por provocar o pensamento e o olhar crítico da realidade em que se vive e sobre si mesmo, para a construção da escola como esfera pública: um ambiente democrático, capaz de promover a autonomia intelectual e a cidadania de alunos, em integração com a comunidade escolar, e com local no qual a escola está inserida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_45_11_idinscrito_3178_3ecb3e20e414e84b0ccf16804c2f460b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DE ARAÚJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA DUARTE" "autor_email" => "alexandramoussallem@gmail" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }