A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS NO DEBATE DE TEMAS TRANSVERSAIS NA GEOGRAFIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6863 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 5190 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS NO DEBATE DE TEMAS TRANSVERSAIS NA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a transversalidade no ensino de Geografia e a importância dos recursos audiovisuais para trabalhar os conteúdos na educação básica. Considerando que as metodologias convencionais utilizadas neste ensino, muitas vezes tornam esta disciplina algo desestimulante e cansativo, foram propostas algumas práticas onde se tencionou superar essa condição da Geografia como uma disciplina simplista. O trabalho em questão é o resultado de experiências obtidas através de ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do Ceará, para turmas do ensino médio. O objetivo geral dessa experiência foi despertar nos alunos o interesse pelo tema Meio Ambiente tendo como foco a discussão sobre as questões climáticas no Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico sobre o tema transversalidade e recursos audiovisuais. Realizou-se uma sequência didática com estudo teórico e prático sobre os elementos da dinâmica do clima; uso de imagens de slide sobre esses diferentes elementos; exibição de um documentário sobre a seca na região Sul do Brasil. A experiência revelou que a exibição do documentário sobre a seca na região Sul do Brasil gerou surpresa nos alunos ao saber que as secas ocorrem não somente no Nordeste, mas em outras regiões do país. O assunto tratado e as novas descobertas despertaram muito interesse nos alunos, gerando uma discussão bastante produtiva sobre o tema. Os alunos conseguiram relacionar de maneira satisfatória os problemas retratados no documentário na região Sul com a problemática vivida atualmente em nossa região (Nordeste), além de levantarem outras questões sobre fatos que vêm ocorrendo atualmente, como a escassez de água no estado de São Paulo e as mudanças no clima global. Tais experiências tornam mais notória a influência da mídia sobre os alunos, de como esses alunos são bombardeados de informações e da necessidade do professor estar constantemente atualizado com relação a essas mídias. Com essa popularização ou até mesmo banalização das informações o professor agora tem o papel de mediar a transformação das informações adquiridas pelos alunos em conhecimento. Conclui-se que cada vez mais o professor deve estar em constante atualização a fim de trazer para a sala de aula novos recursos que venham dinamizar a aula e tornar os conteúdos mais atraentes, além de ser capaz de acompanhar de perto os debates e discussões que são gerados. Essa atualização dos professores se faz ainda importante para que estes possam mediar o processo de aprendizagem dos alunos levando-os a construção de sua criticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_42_00_idinscrito_5190_e8a9ae3445c067683e71f3da447808df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALMIR RAMOS MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ALMIR" "autor_email" => "almirmaia.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6863 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 5190 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS NO DEBATE DE TEMAS TRANSVERSAIS NA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a transversalidade no ensino de Geografia e a importância dos recursos audiovisuais para trabalhar os conteúdos na educação básica. Considerando que as metodologias convencionais utilizadas neste ensino, muitas vezes tornam esta disciplina algo desestimulante e cansativo, foram propostas algumas práticas onde se tencionou superar essa condição da Geografia como uma disciplina simplista. O trabalho em questão é o resultado de experiências obtidas através de ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do Ceará, para turmas do ensino médio. O objetivo geral dessa experiência foi despertar nos alunos o interesse pelo tema Meio Ambiente tendo como foco a discussão sobre as questões climáticas no Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico sobre o tema transversalidade e recursos audiovisuais. Realizou-se uma sequência didática com estudo teórico e prático sobre os elementos da dinâmica do clima; uso de imagens de slide sobre esses diferentes elementos; exibição de um documentário sobre a seca na região Sul do Brasil. A experiência revelou que a exibição do documentário sobre a seca na região Sul do Brasil gerou surpresa nos alunos ao saber que as secas ocorrem não somente no Nordeste, mas em outras regiões do país. O assunto tratado e as novas descobertas despertaram muito interesse nos alunos, gerando uma discussão bastante produtiva sobre o tema. Os alunos conseguiram relacionar de maneira satisfatória os problemas retratados no documentário na região Sul com a problemática vivida atualmente em nossa região (Nordeste), além de levantarem outras questões sobre fatos que vêm ocorrendo atualmente, como a escassez de água no estado de São Paulo e as mudanças no clima global. Tais experiências tornam mais notória a influência da mídia sobre os alunos, de como esses alunos são bombardeados de informações e da necessidade do professor estar constantemente atualizado com relação a essas mídias. Com essa popularização ou até mesmo banalização das informações o professor agora tem o papel de mediar a transformação das informações adquiridas pelos alunos em conhecimento. Conclui-se que cada vez mais o professor deve estar em constante atualização a fim de trazer para a sala de aula novos recursos que venham dinamizar a aula e tornar os conteúdos mais atraentes, além de ser capaz de acompanhar de perto os debates e discussões que são gerados. Essa atualização dos professores se faz ainda importante para que estes possam mediar o processo de aprendizagem dos alunos levando-os a construção de sua criticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, RECURSOS AUDIOVISUAIS, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_42_00_idinscrito_5190_e8a9ae3445c067683e71f3da447808df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALMIR RAMOS MAIA FILHO" "autor_nome_curto" => "ALMIR" "autor_email" => "almirmaia.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }