Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA “GEOGRAFIA DA PARAÍBA” E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA “GEOGRAFIA DO ESTADO” NO ENSINO BÁSICO.

Palavra-chaves: GEOGRAFIA DO ESTADO, COTIDIANO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7567
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 32577
    "titulo" => "O ENSINO DA “GEOGRAFIA DA PARAÍBA” E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA “GEOGRAFIA DO ESTADO” NO ENSINO BÁSICO."
    "resumo" => "RESUMO:O presente artigo pretende mostrar, através de pesquisa qualitativa, a situação sobre o ensino da “geografia da Paraíba”. Objetiva-se, portanto, apresentar como esta temática é trabalhada ou não pelos professores de Geografia no ensino Básico. Desta forma, a parte da pesquisa ora apresentada se restringe ao levantamento bibliográfico realizado para identificar os aspectos que envolvem as aulas do tema. Foi de nosso interesse, por exemplo, pesquisar sobre quais são as experiências presentes em outros estados brasileiros sobre o ensino da “geografia do estado”, quais são os recursos didáticos utilizados e como esse tema está presente institucionalmente. No entanto, o elemento principal ora apresentado é sobre a utilização de dois conceitos da geografia que estão relacionados com o ensino da “geografia do estado”, os conceitos bases são o conceito de lugar e o de região – através da clássica análise regional. Pretende-se, assim, mostrar como cada um desses conceitos está associado ao tema e aproximar o debate conceitual atual com a abordagem temática da “geografia do estado”, ao mesmo tempo é de certa forma uma justificativa para esta pesquisa. Trabalhar com esse tipo de conhecimento que possibilita o envolvimento dos alunos de modo mais efetivo a partir do pressuposto de que eles vão começar a trazer para a sala de aula sua bagagem intelectual adquirida de forma empírica advindas do seu cotidiano. Sendo assim, isto irá resultar em um modo de ensino moderno, quebrando a mesmice existente na forma tradicional do mesmo, onde só o professor falava e era detentor do conhecimento. De certa forma, essa abordagem ajuda o aluno ter uma postura diferenciada e compreender melhor seu papel na sociedade. Podemos obter os seguintes resultados com essa parte da pesquisa realizada que existe sim o ensino por parte dos educadores dessa temática, Sendo assim, mesmo a temática não estando contida como obrigatória nas diretrizes do ensino básico, existe a preocupação em trabalhar o tema não só pelos educadores da Paraíba, mas, a “Geografia do Estado” é trabalhada em outros estados.\tO conceito de lugar e da análise regional estão intimamente ligadas a essa abordagem, sendo que o conceito de lugar para poder ser trabalhado na mesma vai ter que ser relacionada à afetividade que as pessoas têm pelo estado, entretanto para trabalhar com a análise regional temos que pensar na mesma na sua forma clássica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DO ESTADO, COTIDIANO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_17_30_32_idinscrito_32577_95e8515bf21eb837b361b11bb0c68cb3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MACHADO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paula.mg2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7567
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 32577
    "titulo" => "O ENSINO DA “GEOGRAFIA DA PARAÍBA” E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA “GEOGRAFIA DO ESTADO” NO ENSINO BÁSICO."
    "resumo" => "RESUMO:O presente artigo pretende mostrar, através de pesquisa qualitativa, a situação sobre o ensino da “geografia da Paraíba”. Objetiva-se, portanto, apresentar como esta temática é trabalhada ou não pelos professores de Geografia no ensino Básico. Desta forma, a parte da pesquisa ora apresentada se restringe ao levantamento bibliográfico realizado para identificar os aspectos que envolvem as aulas do tema. Foi de nosso interesse, por exemplo, pesquisar sobre quais são as experiências presentes em outros estados brasileiros sobre o ensino da “geografia do estado”, quais são os recursos didáticos utilizados e como esse tema está presente institucionalmente. No entanto, o elemento principal ora apresentado é sobre a utilização de dois conceitos da geografia que estão relacionados com o ensino da “geografia do estado”, os conceitos bases são o conceito de lugar e o de região – através da clássica análise regional. Pretende-se, assim, mostrar como cada um desses conceitos está associado ao tema e aproximar o debate conceitual atual com a abordagem temática da “geografia do estado”, ao mesmo tempo é de certa forma uma justificativa para esta pesquisa. Trabalhar com esse tipo de conhecimento que possibilita o envolvimento dos alunos de modo mais efetivo a partir do pressuposto de que eles vão começar a trazer para a sala de aula sua bagagem intelectual adquirida de forma empírica advindas do seu cotidiano. Sendo assim, isto irá resultar em um modo de ensino moderno, quebrando a mesmice existente na forma tradicional do mesmo, onde só o professor falava e era detentor do conhecimento. De certa forma, essa abordagem ajuda o aluno ter uma postura diferenciada e compreender melhor seu papel na sociedade. Podemos obter os seguintes resultados com essa parte da pesquisa realizada que existe sim o ensino por parte dos educadores dessa temática, Sendo assim, mesmo a temática não estando contida como obrigatória nas diretrizes do ensino básico, existe a preocupação em trabalhar o tema não só pelos educadores da Paraíba, mas, a “Geografia do Estado” é trabalhada em outros estados.\tO conceito de lugar e da análise regional estão intimamente ligadas a essa abordagem, sendo que o conceito de lugar para poder ser trabalhado na mesma vai ter que ser relacionada à afetividade que as pessoas têm pelo estado, entretanto para trabalhar com a análise regional temos que pensar na mesma na sua forma clássica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA DO ESTADO, COTIDIANO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_17_30_32_idinscrito_32577_95e8515bf21eb837b361b11bb0c68cb3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MACHADO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paula.mg2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO:O presente artigo pretende mostrar, através de pesquisa qualitativa, a situação sobre o ensino da “geografia da Paraíba”. Objetiva-se, portanto, apresentar como esta temática é trabalhada ou não pelos professores de Geografia no ensino Básico. Desta forma, a parte da pesquisa ora apresentada se restringe ao levantamento bibliográfico realizado para identificar os aspectos que envolvem as aulas do tema. Foi de nosso interesse, por exemplo, pesquisar sobre quais são as experiências presentes em outros estados brasileiros sobre o ensino da “geografia do estado”, quais são os recursos didáticos utilizados e como esse tema está presente institucionalmente. No entanto, o elemento principal ora apresentado é sobre a utilização de dois conceitos da geografia que estão relacionados com o ensino da “geografia do estado”, os conceitos bases são o conceito de lugar e o de região – através da clássica análise regional. Pretende-se, assim, mostrar como cada um desses conceitos está associado ao tema e aproximar o debate conceitual atual com a abordagem temática da “geografia do estado”, ao mesmo tempo é de certa forma uma justificativa para esta pesquisa. Trabalhar com esse tipo de conhecimento que possibilita o envolvimento dos alunos de modo mais efetivo a partir do pressuposto de que eles vão começar a trazer para a sala de aula sua bagagem intelectual adquirida de forma empírica advindas do seu cotidiano. Sendo assim, isto irá resultar em um modo de ensino moderno, quebrando a mesmice existente na forma tradicional do mesmo, onde só o professor falava e era detentor do conhecimento. De certa forma, essa abordagem ajuda o aluno ter uma postura diferenciada e compreender melhor seu papel na sociedade. Podemos obter os seguintes resultados com essa parte da pesquisa realizada que existe sim o ensino por parte dos educadores dessa temática, Sendo assim, mesmo a temática não estando contida como obrigatória nas diretrizes do ensino básico, existe a preocupação em trabalhar o tema não só pelos educadores da Paraíba, mas, a “Geografia do Estado” é trabalhada em outros estados. O conceito de lugar e da análise regional estão intimamente ligadas a essa abordagem, sendo que o conceito de lugar para poder ser trabalhado na mesma vai ter que ser relacionada à afetividade que as pessoas têm pelo estado, entretanto para trabalhar com a análise regional temos que pensar na mesma na sua forma clássica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.