Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRÁTICA DE OSMOSE EM PIMENTÃO COM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA LICEU PARNAIBANO

Palavra-chaves: OSMOSE, PRÁTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMOAs aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, soluções sobre problemas complexos e ainda ajudar o professor a retomar um assunto já abordado oferecendo uma nova visão do tema. O ensino de Ciências e Biologia, por vezes, é considerado de difícil entendimento, por apresentar conceitos de estruturas abstratas, como é o caso das estruturas microscópicas. Assim, podemos destacar o assunto célula, que por ser microscópica pode provocar dificuldade de entendimento sobre a mesma. É difícil visualizar suas estruturas, descobrir sua composição molecular e como funcionam seus componentes. O presente trabalho objetivou associar teoria e prática no intuito de promover melhor entendimento do conteúdo e tentar despertar o interesse do estudante para a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza. Além de, estimular o trabalho em equipe e desenvolver habilidades de observação, abordando temas como célula, osmose, meios hipertônicos, hipotônicos e isotônicos. O experimento foi realizado em uma escola pública de ensino médio no município de Parnaíba-PI com alunos de uma turma de 1° ano, após a exposição teórica do assunto célula vegetal. Antes de iniciar a prática os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a constituição, função e tipo de transporte na membrana plasmática acrescido dos tipos de soluções. Os materiais utilizados foram estilete, filetes de pimentão, sal, água e pires. A turma foi dividida em grupos para observar o experimento. Cada grupo pegou três filetes do pimentão, cada um dos filetes foi submetido a uma solução diferente: hipertônica, hipotônica, e isotônica. No decorrer da atividade os alunos foram questionados sobre o que havia ocorrido com cada filete. Depois os questionários foram reaplicados. Durante a aplicação da prática foi notável o entusiasmo e participação dos alunos. A maioria teve participação efetiva na atividade interagindo e buscando respostas para as dúvidas, demonstrando entusiasmo com o trabalho em equipe. Observou-se que após a prática, os alunos conseguiram associar o assunto com o que foi exposto no experimento. Acredita-se que uma boa forma de promover uma reaproximação dos alunos aos conteúdos de ciências biológicas possa ser feita por meio de aulas práticas. Com a aplicação do experimento pode-se observar que é possível desenvolver atividades mais interessantes para melhorar as aulas, visto que estas podem ser simples e de baixo custo. Sabe-se que o processo ensino-aprendizagem não deve se constituir apenas de aulas expositivas, mas deve estar associado a outros meios que incentive os alunos a pensar e a relacionar o que está sendo visto em sala de aula com os assuntos estudados. Ao analisar os questionários e a participação dos alunos durante a aula observou-se que o experimento foi relevante para o envolvimento dos alunos.

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