PRÁTICA DE OSMOSE EM PIMENTÃO COM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA LICEU PARNAIBANO
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Assim, podemos destacar o assunto célula, que por ser microscópica pode provocar dificuldade de entendimento sobre a mesma. É difícil visualizar suas estruturas, descobrir sua composição molecular e como funcionam seus componentes. O presente trabalho objetivou associar teoria e prática no intuito de promover melhor entendimento do conteúdo e tentar despertar o interesse do estudante para a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza. Além de, estimular o trabalho em equipe e desenvolver habilidades de observação, abordando temas como célula, osmose, meios hipertônicos, hipotônicos e isotônicos. O experimento foi realizado em uma escola pública de ensino médio no município de Parnaíba-PI com alunos de uma turma de 1° ano, após a exposição teórica do assunto célula vegetal. Antes de iniciar a prática os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a constituição, função e tipo de transporte na membrana plasmática acrescido dos tipos de soluções. 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Com a aplicação do experimento pode-se observar que é possível desenvolver atividades mais interessantes para melhorar as aulas, visto que estas podem ser simples e de baixo custo. Sabe-se que o processo ensino-aprendizagem não deve se constituir apenas de aulas expositivas, mas deve estar associado a outros meios que incentive os alunos a pensar e a relacionar o que está sendo visto em sala de aula com os assuntos estudados. Ao analisar os questionários e a participação dos alunos durante a aula observou-se que o experimento foi relevante para o envolvimento dos alunos." 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