FAMÍLIA E ESCOLA: UM RELACIONAMENTO NECESSÁRIO À QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
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Diante disso, torna-se importante analisar as circunstâncias que colaboram para a ausência dos pais dentro da escola e como isso interfere no dia a dia do filho dentro e fora da sala de aula. O objetivo desse trabalho foi detectar as causas da omissão familiar dentro do cotidiano escolar na vida de seus filhos. Além de distinguir a atuação dos que contam com a participação dos pais e propor alternativas que incentivem a importância da presença familiar nesse universo escolar, procurando dessa forma melhorar o desempenho do filho no processo ensino e aprendizagem. Fundamentalmente insere-se nas contribuições de Colombini (2007), Fraiman (2008) e Taille (2008) que destacam a participação da família como fundamental para que a criança se desenvolva como estudante e como cidadã. Metodologicamente se caracteriza numa pesquisa empírica qualitativa, que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de literatura, a observação direta e a aplicação de entrevista. 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