CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7032 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1564 "inscrito_id" => 4900 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA" "resumo" => "Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MúSICA, EDUCAçãO BáSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_38_00_idinscrito_4900_ac5c4709d94bca5abe19317544b6b181.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA" "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7032 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1564 "inscrito_id" => 4900 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA" "resumo" => "Este relato refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, vinculada ao programa de Pós-graduação em música da UFRN que visa sistematizar uma proposta de ensino de piano na licenciatura em música. O tema foi escolhido a partir de reflexões relacionadas ao ensino de piano, formação de educadores musicais e sua atuação na educação básica. Delimitamos o universo da pesquisa à temática do ensino de piano para licenciados em música sob a hipótese de que essa formação poderia não ser adequada para atender às demandas profissionais e desafios para o exercício docente. Os temas formação de professores e ensino básico vêm sendo amplamente discutidos na área da Educação e na Educação Musical e o presente trabalho busca alternativas para algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de música. Nesse contexto, essa pesquisa pretende averiguar quais seriam os principais conhecimentos, conteúdos e abordagens didáticas necessários à formação do licenciando em música para sua atuação profissional, em relação ao ensino e aprendizagem de piano. Assim, o trabalho visa sistematizar uma proposta para o ensino de piano na licenciatura em música; diagnosticar os principais conhecimentos, conteúdos e metodologias para o ensino de piano durante a formação do licenciado em música; compreender quais os conhecimentos mais relevantes, na aprendizagem de piano, necessários para a atuação do licenciando; organizar uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Inicialmente estamos realizando uma revisão da literatura nas áreas da Educação, Educação Musical e Pedagogia do Piano, e elaborando questionários e entrevistas, para aplicação posterior com educadores musicais e licenciandos em música que atuam no ensino básico e que tenham cursado disciplinas relacionadas ao piano. Além disso, professores de piano, com experiência em ensino no curso de licenciatura em música. Nessa etapa espera-se compreender, por meio de diagnóstico, quais os conhecimentos, em relação a aprendizagem de piano, necessários à formação do educador musical. Baseado no diagnóstico, iniciaremos uma pesquisa-ação realizando o planejamento e a execução de um curso de extensão para licenciandos em música e educadores musicais, para testar e analisar procedimentos didáticos e compreender quais as principais necessidades para a aprendizagem de piano dos sujeitos pesquisados. A última etapa consiste na sistematização de uma proposta de ensino de piano para a licenciatura em música. Os resultados iniciais apontados para a necessidade de sistematização de uma pedagogia de formação musical para o licenciado relacionada a realidade das escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, e seus diversos contextos estruturais, sociais e culturais. Espera-se que os resultados a serem obtidos com essa pesquisa possam contribuir com a área da Educação e Educação Musical aprofundando discussões em relação à formação do professor de música, sua atuação na educação básica e alternativas para o ensino de piano no curso de licenciando em música." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ENSINO DE PIANO, LICENCIATURA EM MúSICA, EDUCAçãO BáSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_02_38_00_idinscrito_4900_ac5c4709d94bca5abe19317544b6b181.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LEANDRO SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO ROCHA" "autor_email" => "leandrorocha.biz@gmail.co" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }