SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS PAIXÕES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7956 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS PAIXÕES" "resumo" => "Ensinar História é um desafio. Ensinar, arte tão preconizada pelos gregos. Rapidamente isso passou a ser uma arte desafiadora. Perdeu-se o sentido de uma educação para a alma, da educação que surgiu na condição ontológica de ética. A educação perdeu seu ethos. Como nos diz Platão: “A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. São esses, fios perdidos. Contudo, não impossíveis de assunção de novos lugares em nossa realidade atual. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o lugar do professor na contemporaneidade, pensando no seu poder de afetar vidas. Ao mesmo tempo que cartografamos as práticas do professor de História, Paulo Barbosa, na turma de 1º ano B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cruz (optamos por trabalhar com nomes fictícios), elaboramos um exercício de pensar o processo educativo que temos, mesclando com nossa concepção sob tais lugares dentre os quais está o professor, o aluno e o relacionamento entre ambos. A metodologia utilizada foi a etnografia, tomada de empréstimo das Ciências Sociais. Valemo-nos de reflexões teóricas de Albuquerque Júnior (2010), Cunha (2011), Gusdorf (2003) e outros para tecer nossa discussão. Assim, a partir da observação das aulas e da prática pedagógica do professor, pensaremos nos preceitos responsáveis por entender um profissional da educação como um bom professor. Só uma educação que preze pela sedução e uma profissão que tenha a paixão como um habitus, poderá (de)formar sujeitos para o tempo que se segue." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_21_13_22_idinscrito_174_89a8b0c6e40de5075e008e161aed985a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE NASCIMENTO SOBREIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayanesobreira26@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7956 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS PAIXÕES" "resumo" => "Ensinar História é um desafio. Ensinar, arte tão preconizada pelos gregos. Rapidamente isso passou a ser uma arte desafiadora. Perdeu-se o sentido de uma educação para a alma, da educação que surgiu na condição ontológica de ética. A educação perdeu seu ethos. Como nos diz Platão: “A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”. São esses, fios perdidos. Contudo, não impossíveis de assunção de novos lugares em nossa realidade atual. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o lugar do professor na contemporaneidade, pensando no seu poder de afetar vidas. Ao mesmo tempo que cartografamos as práticas do professor de História, Paulo Barbosa, na turma de 1º ano B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cruz (optamos por trabalhar com nomes fictícios), elaboramos um exercício de pensar o processo educativo que temos, mesclando com nossa concepção sob tais lugares dentre os quais está o professor, o aluno e o relacionamento entre ambos. A metodologia utilizada foi a etnografia, tomada de empréstimo das Ciências Sociais. Valemo-nos de reflexões teóricas de Albuquerque Júnior (2010), Cunha (2011), Gusdorf (2003) e outros para tecer nossa discussão. Assim, a partir da observação das aulas e da prática pedagógica do professor, pensaremos nos preceitos responsáveis por entender um profissional da educação como um bom professor. Só uma educação que preze pela sedução e uma profissão que tenha a paixão como um habitus, poderá (de)formar sujeitos para o tempo que se segue." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_21_13_22_idinscrito_174_89a8b0c6e40de5075e008e161aed985a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE NASCIMENTO SOBREIRA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayanesobreira26@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }