Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PERÍODO ENTRE 2007-2012

Palavra-chaves: RESERVA DE VAGAS, DESEMPENHO ACADÊMICO, PERFIL SOCIOECONÔMICO Pôster (PO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de Ciências Biológicas da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) no período de 2007-2012, bem como avaliar o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 17.0). O desempenho acadêmico foi efetuado através do Histórico Escolar dos alunos dos turnos diurno e noturno do curso de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões relacionadas ao delineamento e a caracterização do perfil dos estudantes. Foram aplicados ao todo 301 questionários nos turnos diurno e noturno do curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes do turno diurno (56,8%) e do turno noturno (59,3%) são alunos oriundos da rede pública de ensino. A importância da politica de reserva de vagas é importante para 54,5% dos alunos do turno diurno e 59,3% para os alunos do turno noturno. Cerca de 61,4% dos alunos do turno diurno responderam apresentar dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares, enquanto no turno noturno essa dificuldade foi superior chegando a 74,1%. Para os alunos do turno diurno a renda média familiar varia entre menos de 2 a 4 salários mínimos, enquanto os alunos do turno noturno 50% apresentam renda entre 2 e 4 salários mínimos. A média de desempenho acadêmico do curso de Ciências Biológicas foi de 7,56 para o turno diurno e de 7,24 para o curso noturno. Através dessa pesquisa foi possível fazer uma leitura crítico/reflexiva sobre as mudanças necessárias na Instituição para acolher os estudantes e propor condições para que eles consigam concluir o ensino superior.

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