DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7087 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1711 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB." "resumo" => "A educação sendo, pois uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Torna-se, pois, imprescindível investir na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. A tecnologia móvel está em crescente disseminação na sociedade e tem oportunizado a criação de novos espaços no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo uma mudança nos métodos de ensino e em particular, na disciplina de Química. Para o professor que tem dificuldade de usar as tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário que ele busque novos conhecimentos por meio de cursos e de formação continuada. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades apresentadas por professores de Química para o uso dos Tablets em uma escola pública do Município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória (estudo de caso) que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação direta extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. A escolha deste assunto é justificada pela sua relevância em trazer reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores para a utilização adequada dos Tablets na educação. Sabe-se que devido ao tempo que muitos já tem de experiência em sala, a falta de políticas públicas de formação continuada, carga horária excessiva de trabalho e etc, muitos não vem acompanhado essa nova era tecnológica, já que não tiveram, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. O público alvo da pesquisa foram 6 professores de Química do Ensino Médio da referida escola. Para compreender as dificuldades e limitações que os professores enfrentam para o trabalho com o uso dos Tablets, foi aplicado um questionário aberto com 3 questões. Os resultados apontaram que as maiores limitações para o uso dos tablets estão na falta de formação continuada, de discussão e preparo para o uso da ferramenta no processo de formação inicial. No entanto, os professores reconhecem que este recurso em situações de ensino-aprendizagem proporcionam ao professor uma mudança de papel, pois este deixa de atuar como “conhecedor”, “repassador” e “transmissor” do conhecimento, para ser o “orientador”, o “facilitador” e “promovedor” da construção do conhecimento ao adotar em sua prática docente a inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino, o que pode contribuir para gerar uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA, TABLETS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_18_44_idinscrito_121_aa7742e4f5ffdb64b09b11ad4bb3baab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON TAYNAN SABINO MOURA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLON" "autor_email" => "marlontaynan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7087 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1711 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB." "resumo" => "A educação sendo, pois uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Torna-se, pois, imprescindível investir na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. A tecnologia móvel está em crescente disseminação na sociedade e tem oportunizado a criação de novos espaços no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo uma mudança nos métodos de ensino e em particular, na disciplina de Química. Para o professor que tem dificuldade de usar as tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário que ele busque novos conhecimentos por meio de cursos e de formação continuada. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades apresentadas por professores de Química para o uso dos Tablets em uma escola pública do Município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória (estudo de caso) que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação direta extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. A escolha deste assunto é justificada pela sua relevância em trazer reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores para a utilização adequada dos Tablets na educação. Sabe-se que devido ao tempo que muitos já tem de experiência em sala, a falta de políticas públicas de formação continuada, carga horária excessiva de trabalho e etc, muitos não vem acompanhado essa nova era tecnológica, já que não tiveram, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. O público alvo da pesquisa foram 6 professores de Química do Ensino Médio da referida escola. Para compreender as dificuldades e limitações que os professores enfrentam para o trabalho com o uso dos Tablets, foi aplicado um questionário aberto com 3 questões. Os resultados apontaram que as maiores limitações para o uso dos tablets estão na falta de formação continuada, de discussão e preparo para o uso da ferramenta no processo de formação inicial. No entanto, os professores reconhecem que este recurso em situações de ensino-aprendizagem proporcionam ao professor uma mudança de papel, pois este deixa de atuar como “conhecedor”, “repassador” e “transmissor” do conhecimento, para ser o “orientador”, o “facilitador” e “promovedor” da construção do conhecimento ao adotar em sua prática docente a inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino, o que pode contribuir para gerar uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA, TABLETS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_18_44_idinscrito_121_aa7742e4f5ffdb64b09b11ad4bb3baab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON TAYNAN SABINO MOURA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLON" "autor_email" => "marlontaynan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }