Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA, TABLETS Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7087
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB."
    "resumo" => "A educação sendo, pois  uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Torna-se,  pois,  imprescindível  investir  na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. A tecnologia móvel está em crescente disseminação na sociedade e tem oportunizado a criação de novos espaços no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo uma mudança nos métodos de ensino e em particular, na disciplina de Química. Para o professor que tem dificuldade de usar as tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário que ele busque novos conhecimentos por meio de cursos e de formação continuada. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades apresentadas por professores de Química para o uso dos Tablets em uma escola pública do Município de Queimadas-PB. Trata-se  de  uma pesquisa exploratória  (estudo  de  caso)  que  tem  como método  de  procedimento  o  analítico  descritivo,  de natureza qualitativa e utiliza a técnica de  observação  direta  extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. A escolha deste assunto é justificada pela sua relevância em trazer reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores para a utilização adequada dos Tablets na educação. Sabe-se que devido ao tempo que muitos já tem de experiência em sala, a falta de políticas públicas de formação continuada, carga horária excessiva de trabalho e etc, muitos não vem acompanhado essa nova era tecnológica, já que não tiveram, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. O público alvo da pesquisa foram 6 professores de Química do Ensino Médio da referida escola. Para compreender as dificuldades e limitações que os professores enfrentam para o trabalho com o uso dos Tablets, foi aplicado um questionário aberto com 3 questões. Os resultados apontaram que as maiores limitações para o uso dos tablets estão na falta de formação continuada, de discussão e preparo para o uso da ferramenta no processo de formação inicial. No entanto, os professores reconhecem que este recurso em situações de ensino-aprendizagem proporcionam ao professor uma mudança de papel, pois este deixa de atuar como “conhecedor”, “repassador” e “transmissor” do conhecimento, para ser o “orientador”, o “facilitador” e “promovedor” da construção do conhecimento ao adotar em sua prática docente a inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino, o que pode contribuir para gerar uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA, TABLETS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_18_44_idinscrito_121_aa7742e4f5ffdb64b09b11ad4bb3baab.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON TAYNAN SABINO MOURA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlontaynan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7087
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O TRABALHO COM OS TABLETS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB."
    "resumo" => "A educação sendo, pois  uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Torna-se,  pois,  imprescindível  investir  na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. A tecnologia móvel está em crescente disseminação na sociedade e tem oportunizado a criação de novos espaços no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo uma mudança nos métodos de ensino e em particular, na disciplina de Química. Para o professor que tem dificuldade de usar as tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário que ele busque novos conhecimentos por meio de cursos e de formação continuada. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades apresentadas por professores de Química para o uso dos Tablets em uma escola pública do Município de Queimadas-PB. Trata-se  de  uma pesquisa exploratória  (estudo  de  caso)  que  tem  como método  de  procedimento  o  analítico  descritivo,  de natureza qualitativa e utiliza a técnica de  observação  direta  extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. A escolha deste assunto é justificada pela sua relevância em trazer reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores para a utilização adequada dos Tablets na educação. Sabe-se que devido ao tempo que muitos já tem de experiência em sala, a falta de políticas públicas de formação continuada, carga horária excessiva de trabalho e etc, muitos não vem acompanhado essa nova era tecnológica, já que não tiveram, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. O público alvo da pesquisa foram 6 professores de Química do Ensino Médio da referida escola. Para compreender as dificuldades e limitações que os professores enfrentam para o trabalho com o uso dos Tablets, foi aplicado um questionário aberto com 3 questões. Os resultados apontaram que as maiores limitações para o uso dos tablets estão na falta de formação continuada, de discussão e preparo para o uso da ferramenta no processo de formação inicial. No entanto, os professores reconhecem que este recurso em situações de ensino-aprendizagem proporcionam ao professor uma mudança de papel, pois este deixa de atuar como “conhecedor”, “repassador” e “transmissor” do conhecimento, para ser o “orientador”, o “facilitador” e “promovedor” da construção do conhecimento ao adotar em sua prática docente a inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino, o que pode contribuir para gerar uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA, TABLETS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_18_44_idinscrito_121_aa7742e4f5ffdb64b09b11ad4bb3baab.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON TAYNAN SABINO MOURA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLON"
    "autor_email" => "marlontaynan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A educação sendo, pois uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Torna-se, pois, imprescindível investir na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. A tecnologia móvel está em crescente disseminação na sociedade e tem oportunizado a criação de novos espaços no processo de ensino-aprendizagem, ocorrendo uma mudança nos métodos de ensino e em particular, na disciplina de Química. Para o professor que tem dificuldade de usar as tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário que ele busque novos conhecimentos por meio de cursos e de formação continuada. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades apresentadas por professores de Química para o uso dos Tablets em uma escola pública do Município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória (estudo de caso) que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação direta extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. A escolha deste assunto é justificada pela sua relevância em trazer reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores para a utilização adequada dos Tablets na educação. Sabe-se que devido ao tempo que muitos já tem de experiência em sala, a falta de políticas públicas de formação continuada, carga horária excessiva de trabalho e etc, muitos não vem acompanhado essa nova era tecnológica, já que não tiveram, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. O público alvo da pesquisa foram 6 professores de Química do Ensino Médio da referida escola. Para compreender as dificuldades e limitações que os professores enfrentam para o trabalho com o uso dos Tablets, foi aplicado um questionário aberto com 3 questões. Os resultados apontaram que as maiores limitações para o uso dos tablets estão na falta de formação continuada, de discussão e preparo para o uso da ferramenta no processo de formação inicial. No entanto, os professores reconhecem que este recurso em situações de ensino-aprendizagem proporcionam ao professor uma mudança de papel, pois este deixa de atuar como “conhecedor”, “repassador” e “transmissor” do conhecimento, para ser o “orientador”, o “facilitador” e “promovedor” da construção do conhecimento ao adotar em sua prática docente a inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino, o que pode contribuir para gerar uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.