AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REVISANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6966 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 722 "inscrito_id" => 4378 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REVISANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "resumo" => "A avaliação é um dos principais processos de ensino-aprendizagem da formação educacional de um individuo. Responsável pelo estabelecimento de padrões que visa reconhecer as habilidades e dificuldades dos discentes. Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Química do IFPB norteiam e dão orientações a cerca das práticas avaliativas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O presente trabalho busca compreender o contexto da avaliação escolar no qual o IFPB - Campus Sousa está inserido através de uma revisão literária dos documentos oficiais. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997) a avaliação é compreendida como um conjunto de ações que sustenta e orienta a intervenção pedagógica. O aluno é autor consciente de suas conquistas, dificuldades e possibilidades de reorganização da tarefa de aprender; subsidia o professor com elementos de reflexão a cerca de sua prática pedagógica e para a escola, possibilita definir prioridades das ações educacionais. O documento norteia ainda sobre uma avaliação investigativa, a partir de uma avaliação inicial o professor obtém informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos. A avaliação faz parte de um processo continuo de verificação de habilidades adquiridas e dificuldades apresentadas pelos discentes. Neste sentido, o IFPB defende em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2010-1014) que o processo de avaliação seja de reflexão coletiva e não apenas a verificação de resultados parciais de momentos de aprendizagem. De acordo com o PPC (2009), o IFPB Campus Sousa adota como critérios de avaliação do desempenho escolar: Domínio de conhecimento; Participação; Criatividade; Auto-avaliação e outras observações registradas pelo docente. “A avaliação da aprendizagem realizar-se-á através de situações de aprendizagem e utilização dos diversos instrumentos de verificação do discente em dimensões cognitivas, psicomotoras e atitudinais.”(pág.27, PPC).A avaliação deve ser compreendida como uma prática investigativa processual, contínua e cumulativa com a avaliação da aprendizagem (Art. 24, inciso V, alínea “a” da LDB 9.394/96), de forma a garantir a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais.Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e são considerados essenciais para o desenvolvimento e socialização do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DOCUMENTOS OFICIAIS, IFPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_19_41_09_idinscrito_4378_c1a0cff78de470d5b062b867656335c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FATIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6966 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 722 "inscrito_id" => 4378 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REVISANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "resumo" => "A avaliação é um dos principais processos de ensino-aprendizagem da formação educacional de um individuo. Responsável pelo estabelecimento de padrões que visa reconhecer as habilidades e dificuldades dos discentes. Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Química do IFPB norteiam e dão orientações a cerca das práticas avaliativas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O presente trabalho busca compreender o contexto da avaliação escolar no qual o IFPB - Campus Sousa está inserido através de uma revisão literária dos documentos oficiais. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais(1997) a avaliação é compreendida como um conjunto de ações que sustenta e orienta a intervenção pedagógica. O aluno é autor consciente de suas conquistas, dificuldades e possibilidades de reorganização da tarefa de aprender; subsidia o professor com elementos de reflexão a cerca de sua prática pedagógica e para a escola, possibilita definir prioridades das ações educacionais. O documento norteia ainda sobre uma avaliação investigativa, a partir de uma avaliação inicial o professor obtém informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos. A avaliação faz parte de um processo continuo de verificação de habilidades adquiridas e dificuldades apresentadas pelos discentes. Neste sentido, o IFPB defende em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2010-1014) que o processo de avaliação seja de reflexão coletiva e não apenas a verificação de resultados parciais de momentos de aprendizagem. De acordo com o PPC (2009), o IFPB Campus Sousa adota como critérios de avaliação do desempenho escolar: Domínio de conhecimento; Participação; Criatividade; Auto-avaliação e outras observações registradas pelo docente. “A avaliação da aprendizagem realizar-se-á através de situações de aprendizagem e utilização dos diversos instrumentos de verificação do discente em dimensões cognitivas, psicomotoras e atitudinais.”(pág.27, PPC).A avaliação deve ser compreendida como uma prática investigativa processual, contínua e cumulativa com a avaliação da aprendizagem (Art. 24, inciso V, alínea “a” da LDB 9.394/96), de forma a garantir a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais.Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e são considerados essenciais para o desenvolvimento e socialização do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DOCUMENTOS OFICIAIS, IFPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_19_41_09_idinscrito_4378_c1a0cff78de470d5b062b867656335c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE FATIMA ABRANTES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "agnovani@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }