DESAFIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS PARA BIÓLOGOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7058 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 936 "inscrito_id" => 3844 "titulo" => "DESAFIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS PARA BIÓLOGOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Química é responsável por inúmeros processos físicos e fisiológicos que ocorrem no meio ambiente e nos indivíduos. O cenário atual do ensino de Química tenta torna-la interdisciplinar, enfatizando a ampla rede de relações entre os conhecimentos. Diversos trabalhos estão sendo realizados com o intuito de transformar o cenário atual da Química direcionada a educação, e tentam tornar interdisciplinar os conceitos e elementos que não pertencem apenas a Química direcionada a educação, enfatizando a ampla rede de relações entre os conhecimentos. A química para os alunos se torna irreal e implícita no cotidiano pelo modo que é apresentada. O objetivo dessa pesquisa foi comparar o aprendizado do ensino de Química do Curso de Ciências Biológicas em diferentes momentos acadêmicos. A pesquisa foi realizada em uma universidade pública com duas turmas de alunos (N=60) do curso de Ciências Biológicas, aplicados aos alunos iniciantes e concluintes do curso. O questionário aplicado foi estruturado no formato da Escala de Likert com 5 níveis de respostas. Os dados foram interpretados por meio das médias de escore (pontos) individual e geral e em seguida do teste de Tukey para casos em que a ANOVA revelou variações estatisticamente diferentes, considerando o nível de probabilidade p<0,05., para verificar a tendência geral no padrão de conhecimentos dos diversos temas entre ambos os grupos estudados (iniciantes e concluintes). Os resultados demonstraram que, em geral, os alunos possuem uma compreensão confusa sobre a Química, e em ambos os grupos estudados o nível de conhecimento é o mesmo, revelando possíveis dificuldades na aprendizagem durante o curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, BIÓLOGOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_58_31_idinscrito_3844_83920849e20689c09fa7aa6b3c324c0b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "veridianasilvaoliveira@gm" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7058 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 936 "inscrito_id" => 3844 "titulo" => "DESAFIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS PARA BIÓLOGOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Química é responsável por inúmeros processos físicos e fisiológicos que ocorrem no meio ambiente e nos indivíduos. O cenário atual do ensino de Química tenta torna-la interdisciplinar, enfatizando a ampla rede de relações entre os conhecimentos. Diversos trabalhos estão sendo realizados com o intuito de transformar o cenário atual da Química direcionada a educação, e tentam tornar interdisciplinar os conceitos e elementos que não pertencem apenas a Química direcionada a educação, enfatizando a ampla rede de relações entre os conhecimentos. A química para os alunos se torna irreal e implícita no cotidiano pelo modo que é apresentada. O objetivo dessa pesquisa foi comparar o aprendizado do ensino de Química do Curso de Ciências Biológicas em diferentes momentos acadêmicos. A pesquisa foi realizada em uma universidade pública com duas turmas de alunos (N=60) do curso de Ciências Biológicas, aplicados aos alunos iniciantes e concluintes do curso. O questionário aplicado foi estruturado no formato da Escala de Likert com 5 níveis de respostas. Os dados foram interpretados por meio das médias de escore (pontos) individual e geral e em seguida do teste de Tukey para casos em que a ANOVA revelou variações estatisticamente diferentes, considerando o nível de probabilidade p<0,05., para verificar a tendência geral no padrão de conhecimentos dos diversos temas entre ambos os grupos estudados (iniciantes e concluintes). Os resultados demonstraram que, em geral, os alunos possuem uma compreensão confusa sobre a Química, e em ambos os grupos estudados o nível de conhecimento é o mesmo, revelando possíveis dificuldades na aprendizagem durante o curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, BIÓLOGOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_58_31_idinscrito_3844_83920849e20689c09fa7aa6b3c324c0b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERIDIANA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERIDIANA" "autor_email" => "veridianasilvaoliveira@gm" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }