Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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MÚSICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DE ESPANHOL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, MÚSICA Pôster (PO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Incluir é tornar acessível às pessoas algo que elas pensam ser difícil. Trabalhar a inclusão é dar possibilidade a alguém aprender novas maneiras de viver e ver as coisas. Dentro de uma proposta inovadora, acredita-se que a música aliada ao processo de aprendizagem é elemento que contribui para um novo olhar sobre a educação. Sua utilização como um instrumento facilitador, trará uma vivência mais clara de tudo aquilo que nos é apresentado no cotidiano, já que somos intrinsecamente movidos pelo sentimento, pela delicadeza e intuição musicais. Nesse caso, a apresentação de uma segunda língua (o espanhol), será facilitada, pois se faz necessária por vivermos em um mundo onde a globalização influencia no comportamento humano e que é cada vez mais competitivo. Quem não domina uma segunda língua, tem menos chances no mercado de trabalho e menos possibilidades de crescimento pessoal. Com o desenvolvimento de atividades lúdicas, a partir de canções, experimentações com objetos do dia a dia, aproveitando vivências do currículo real trazido pelo aluno à sala de aula, leitura de textos, tradução verbal e através de dicionários, exibição de vídeos e audição de obras, espera-se ampliar o conhecimento lexical e de mundo, trazendo à tona as problemáticas inerentes aos direitos como: alimentação, acesso à informação, novas tecnologias, entre outros. Assim sendo, almeja-se que após realizadas as atividades, os envolvidos no processo desenvolvam o entendimento básico de uma segunda língua e tenham consciência crítica para o enfrentamento de sua realidade, reconhecendo-se como agente de mudança em sua comunidade, pois mais do que quaisquer outros, eles a conhecem profundamente.

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