DO ESPAÇO GEOGRÁFICO AO CINEMATOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7110 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 4439 "titulo" => "DO ESPAÇO GEOGRÁFICO AO CINEMATOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)" "resumo" => "O Ensino Médio deve auxiliar na formação de um cidadão, por isso, torna-se necessário o estudo articulado da geografia com os recursos cinematográficos. O cinema é uma fonte de cultura e informação e pode ser utilizado como um laboratório de análise do espaço, do tempo, da sociedade, funciona também como ferramenta para exercitar a observação e escrita, onde os alunos possam relacionar, interagir e trocar experiências sobre assuntos, a realidade e a ficção. Portanto, é perceptível que ao utilizar os recursos cinematográficos, existe uma maior autônima, onde o aluno passa a se enxergar como construtor do conhecimento. Frente a isso, esse trabalho teve como objetivos realizar análises sobre os conteúdos curriculares do ensino médio, relacionando com os filmes, documentários e vídeos; produzir documentários e desenvolver a aprendizagem a partir da cinematografia geográfica, realizando a interação dos conteúdos de sala de aula com o cinema. Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que funciona com o ProEMI, na cidade de Campina Grande, PB, nesse projeto deu-se ênfase as disciplinas de Geografia, História, Biologia, Língua Portuguesa e Artes e aos macrocampos de Comunicação, Cultura Digital e Uso das Mídias; Leitura e Letramento; e Produção e Fruição das Artes, desta forma, seguiu-se o proposto pelo Documento Orientador do ProEMI (2013). Como primeira etapa, ocorreu o desenvolvimento dos conteúdos e atividades programados para o ensino médio inovador, depois se selecionou os filmes, vídeos e documentários. Pronta esta etapa, ocorreu à exibição cinematográfica a cada término de unidade, produção de documentários realizados pelos alunos e as análises importantes na aprendizagem A práticas realizadas demonstraram que os alunos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das aulas com os filmes, vídeos e documentários e desenvolveram o olhar crítico, cientifico e pesquisador na cinematografia, onde os educandos puderam identificar e analisar a mensagem acadêmica que os filmes, documentários e vídeos, os discentes, também, realizaram atividades escritas diversas (redações, gibis, exercícios de aplicação, resumo, fichamentos), produziram documentários e utilizaram dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, CINEMA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_19_47_41_idinscrito_4439_50f5af7559fb9122abce51e0218e1da1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICKA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERICKA SANTOS" "autor_email" => "ericka21.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7110 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 4439 "titulo" => "DO ESPAÇO GEOGRÁFICO AO CINEMATOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)" "resumo" => "O Ensino Médio deve auxiliar na formação de um cidadão, por isso, torna-se necessário o estudo articulado da geografia com os recursos cinematográficos. O cinema é uma fonte de cultura e informação e pode ser utilizado como um laboratório de análise do espaço, do tempo, da sociedade, funciona também como ferramenta para exercitar a observação e escrita, onde os alunos possam relacionar, interagir e trocar experiências sobre assuntos, a realidade e a ficção. Portanto, é perceptível que ao utilizar os recursos cinematográficos, existe uma maior autônima, onde o aluno passa a se enxergar como construtor do conhecimento. Frente a isso, esse trabalho teve como objetivos realizar análises sobre os conteúdos curriculares do ensino médio, relacionando com os filmes, documentários e vídeos; produzir documentários e desenvolver a aprendizagem a partir da cinematografia geográfica, realizando a interação dos conteúdos de sala de aula com o cinema. Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que funciona com o ProEMI, na cidade de Campina Grande, PB, nesse projeto deu-se ênfase as disciplinas de Geografia, História, Biologia, Língua Portuguesa e Artes e aos macrocampos de Comunicação, Cultura Digital e Uso das Mídias; Leitura e Letramento; e Produção e Fruição das Artes, desta forma, seguiu-se o proposto pelo Documento Orientador do ProEMI (2013). Como primeira etapa, ocorreu o desenvolvimento dos conteúdos e atividades programados para o ensino médio inovador, depois se selecionou os filmes, vídeos e documentários. Pronta esta etapa, ocorreu à exibição cinematográfica a cada término de unidade, produção de documentários realizados pelos alunos e as análises importantes na aprendizagem A práticas realizadas demonstraram que os alunos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das aulas com os filmes, vídeos e documentários e desenvolveram o olhar crítico, cientifico e pesquisador na cinematografia, onde os educandos puderam identificar e analisar a mensagem acadêmica que os filmes, documentários e vídeos, os discentes, também, realizaram atividades escritas diversas (redações, gibis, exercícios de aplicação, resumo, fichamentos), produziram documentários e utilizaram dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, CINEMA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_19_47_41_idinscrito_4439_50f5af7559fb9122abce51e0218e1da1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICKA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERICKA SANTOS" "autor_email" => "ericka21.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }