Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO CELULAR NA SALA DE AULA: A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO.

Palavra-chaves: RECURSO PEDAGÓGICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CELULAR Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8034
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 756
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "USO DO CELULAR NA SALA DE AULA: A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "É difícil cada vez mais encontrar algum aluno que não tenha consigo um aparelho celular. Assim como a imensa maioria dos brasileiros (onde já temos uma quantidade muito maior de celulares do que de pessoas no país), quase todos os alunos têm acesso direto a um desses dispositivos de comunicação. Apesar de ainda haver resistência ao uso de celulares em sala de aula, a UNESCO acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizagem. O desenvolvimento tecnológico permitiu um aperfeiçoamento do aparelho de celular, onde o mesmo agrega além da possibilidade de comunicação, o acesso à informação e outros tipos de aplicativos que poderiam contribuir de forma específica em atividades pedagógicas. A popularização do uso da internet através do dispositivo móvel é um dos recursos que incrementam essa ferramenta em sala de aula, fornecendo subsídios para um ensino mais centrado na construção do conhecimento do aluno e em suas iniciativas (Leventhal, Zajdenwerg e Silvério, 2007), contribuindo assim como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Com o mundo em que vivemos a tecnologia faz parte das nossas vidas e o celular hoje tem sido uma das tecnologias mais utilizadas. O objetivo de nosso trabalho foi um levantamento bibliográfico com a intensão de analisar algumas das implicações pedagógicas que o uso desse artefato tecnológico pode desempenhar no ambiente escolar. Baseados em nossa pesquisa, podemos refletir que o uso do celular na sala de aula de forma planejada e articulada pode influenciar de forma positiva no aproveitamento do tempo em sala de aula, aumentando o número de conteúdos aplicados, permitindo aos estudantes um acesso facilitado aos conteúdos, além de incentivar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos nos mais variados tipos de ambientes virtuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "RECURSO PEDAGÓGICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CELULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_13_48_idinscrito_4296_4579b902fbecca608dde37bf898eaec1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CARVALHO"
    "autor_email" => "fatimacarvalho119@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8034
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 756
    "inscrito_id" => 4296
    "titulo" => "USO DO CELULAR NA SALA DE AULA: A TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO."
    "resumo" => "É difícil cada vez mais encontrar algum aluno que não tenha consigo um aparelho celular. Assim como a imensa maioria dos brasileiros (onde já temos uma quantidade muito maior de celulares do que de pessoas no país), quase todos os alunos têm acesso direto a um desses dispositivos de comunicação. Apesar de ainda haver resistência ao uso de celulares em sala de aula, a UNESCO acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizagem. O desenvolvimento tecnológico permitiu um aperfeiçoamento do aparelho de celular, onde o mesmo agrega além da possibilidade de comunicação, o acesso à informação e outros tipos de aplicativos que poderiam contribuir de forma específica em atividades pedagógicas. A popularização do uso da internet através do dispositivo móvel é um dos recursos que incrementam essa ferramenta em sala de aula, fornecendo subsídios para um ensino mais centrado na construção do conhecimento do aluno e em suas iniciativas (Leventhal, Zajdenwerg e Silvério, 2007), contribuindo assim como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Com o mundo em que vivemos a tecnologia faz parte das nossas vidas e o celular hoje tem sido uma das tecnologias mais utilizadas. O objetivo de nosso trabalho foi um levantamento bibliográfico com a intensão de analisar algumas das implicações pedagógicas que o uso desse artefato tecnológico pode desempenhar no ambiente escolar. Baseados em nossa pesquisa, podemos refletir que o uso do celular na sala de aula de forma planejada e articulada pode influenciar de forma positiva no aproveitamento do tempo em sala de aula, aumentando o número de conteúdos aplicados, permitindo aos estudantes um acesso facilitado aos conteúdos, além de incentivar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos nos mais variados tipos de ambientes virtuais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "RECURSO PEDAGÓGICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CELULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_13_48_idinscrito_4296_4579b902fbecca608dde37bf898eaec1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CARVALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CARVALHO"
    "autor_email" => "fatimacarvalho119@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

É difícil cada vez mais encontrar algum aluno que não tenha consigo um aparelho celular. Assim como a imensa maioria dos brasileiros (onde já temos uma quantidade muito maior de celulares do que de pessoas no país), quase todos os alunos têm acesso direto a um desses dispositivos de comunicação. Apesar de ainda haver resistência ao uso de celulares em sala de aula, a UNESCO acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizagem. O desenvolvimento tecnológico permitiu um aperfeiçoamento do aparelho de celular, onde o mesmo agrega além da possibilidade de comunicação, o acesso à informação e outros tipos de aplicativos que poderiam contribuir de forma específica em atividades pedagógicas. A popularização do uso da internet através do dispositivo móvel é um dos recursos que incrementam essa ferramenta em sala de aula, fornecendo subsídios para um ensino mais centrado na construção do conhecimento do aluno e em suas iniciativas (Leventhal, Zajdenwerg e Silvério, 2007), contribuindo assim como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Com o mundo em que vivemos a tecnologia faz parte das nossas vidas e o celular hoje tem sido uma das tecnologias mais utilizadas. O objetivo de nosso trabalho foi um levantamento bibliográfico com a intensão de analisar algumas das implicações pedagógicas que o uso desse artefato tecnológico pode desempenhar no ambiente escolar. Baseados em nossa pesquisa, podemos refletir que o uso do celular na sala de aula de forma planejada e articulada pode influenciar de forma positiva no aproveitamento do tempo em sala de aula, aumentando o número de conteúdos aplicados, permitindo aos estudantes um acesso facilitado aos conteúdos, além de incentivar a reflexão e compartilhamento de conhecimentos nos mais variados tipos de ambientes virtuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.