CONCEPÇÕES DE LEITURA E UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EM REFLEXÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7012 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 2418 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EM REFLEXÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos, através de um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB) intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). A pesquisa surgiu da necessidade de investigar a(s) concepção(s) de leitura do docente, implícitas na sua prática em sala de aula para, posteriormente, a essa etapa, desenvolver uma proposta de intervenção. Especificamente, nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a compreensão, reflexão e reavaliação do docente para com a sua prática de leitura. O referencial teórico-metodológico traz contribuições acerca das concepções sobre a leitura, sob o ponto de vista teórico de Kleiman (1995, 2004), Bezerra( 2001) Soares (2008, 2009), PCN (1997), entre outros. Recorte teórico que procura inserir a pesquisa e este trabalho no campo da Linguística Aplicada. A análise tem como corpus a prática de leitura de uma professora do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Essa análise é de natureza qualitativa (ALVES, 1991) uma vez que procura interpretar dados gerados no desenvolvimento de uma proposta de leitura voltada para a professora. Os resultados da análise revelam que a formação do professor implica diretamente na sua ação docente. Enfatizamos, nesse sentido, que a contribuição do trabalho de intervenção possibilitou a ampliação das concepções de leitura, fato que se evidencia no modo como a professora em questão aborda a leitura, indo além da decodificação do código escrito. Os dados, assim evidenciam a importância de oportunizar aos professores, formações continuadas (em caráter permanente) que atendam às reais necessidades e dificuldades dos professores, ou seja, se faz necessário conhecer a história dos professores e a sua prática docente, antes de planejar e executar um programa para “formação de professores”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_06_2014_23_43_29_idinscrito_2418_b55136d5825e8776fdedc6675e4e9485.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA AGRA BORBOREMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandaborborema@hotmail" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7012 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 2418 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EM REFLEXÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos, através de um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB) intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). A pesquisa surgiu da necessidade de investigar a(s) concepção(s) de leitura do docente, implícitas na sua prática em sala de aula para, posteriormente, a essa etapa, desenvolver uma proposta de intervenção. Especificamente, nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a compreensão, reflexão e reavaliação do docente para com a sua prática de leitura. O referencial teórico-metodológico traz contribuições acerca das concepções sobre a leitura, sob o ponto de vista teórico de Kleiman (1995, 2004), Bezerra( 2001) Soares (2008, 2009), PCN (1997), entre outros. Recorte teórico que procura inserir a pesquisa e este trabalho no campo da Linguística Aplicada. A análise tem como corpus a prática de leitura de uma professora do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Essa análise é de natureza qualitativa (ALVES, 1991) uma vez que procura interpretar dados gerados no desenvolvimento de uma proposta de leitura voltada para a professora. Os resultados da análise revelam que a formação do professor implica diretamente na sua ação docente. Enfatizamos, nesse sentido, que a contribuição do trabalho de intervenção possibilitou a ampliação das concepções de leitura, fato que se evidencia no modo como a professora em questão aborda a leitura, indo além da decodificação do código escrito. Os dados, assim evidenciam a importância de oportunizar aos professores, formações continuadas (em caráter permanente) que atendam às reais necessidades e dificuldades dos professores, ou seja, se faz necessário conhecer a história dos professores e a sua prática docente, antes de planejar e executar um programa para “formação de professores”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_06_2014_23_43_29_idinscrito_2418_b55136d5825e8776fdedc6675e4e9485.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA AGRA BORBOREMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandaborborema@hotmail" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }