Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 151
A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Resumo

A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.