A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6730 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1774 "inscrito_id" => 32960 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_23_07_idinscrito_32960_9892f08fd06013028559024cc98e8ef8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA NUNES" "autor_nome_curto" => "MARIA MIRANDA" "autor_email" => "gra.cinha1000@hotmail.com" "autor_ies" => "U" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6730 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1774 "inscrito_id" => 32960 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "A leitura é de fundamental importância à vida de todos, por ser uma importante ferramenta para a formação dos alunos para torna-los críticos e conscientes sobre a utilização da mesma no ambiente educacional e na sociedade como forma de promoção de seus conhecimentos e elevação de seu nível escolar. Atualmente o universo da leitura está defasado e cercado de problemas que interferem inteiramente na aprendizagem dos discentes, problemas esses que geralmente estão ligados à ineficiência no papel que o meio deveria exercer para formar leitores eficientes, neste meio está inserido grupos da sociedade, como por exemplo, a família; a escola, etc. Assim o objetivo deste trabalho foi investigar e mostrar como está a real situação da formação de alunos leitores a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Parnaíba. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Parnaíba, está localizada na zona rural de Parnaíba, a mesma funciona nos três turnos. Foram observadas duas salas de aula, do 2° e 3° Ano do Ensino fundamental durante 6 dias. Os nomes dos participantes foram preservados e para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário destinados aos professores com perguntas abertas, e uma entrevista para os alunos com perguntas fechadas. Com base nos resultados obtidos com base no questionário foram possíveis elaborar o perfil dos profissionais observados na pesquisa. Os professores foram questionados a respeito de suas concepções sobre leitura, Sobre a contribuição da família no processo de aprendizagem escolar da criança. Sobre quais estratégias utilizavam para facilitar o acesso da criança à leitura, sobre a frequência em que trabalham a leitura na sala de aula e ainda sobre a postura diante de um aluno com dificuldade sem ler. A entrevista realizada com os alunos possibilitou conhecer um pouco do perfil dos discentes envolvidos na pesquisa. Questionou-se aos alunos se gostam de ler, se sentiam-se à vontade para fazer perguntas ao professor, e se suas famílias os estimulavam a leitura. Baseando-se no que se observou nos resultados pode se afirmar que a leitura é indiscutivelmente importante na vida de todos os seres humanos, através da mesma adquirimos conhecimentos e com a sua prática estaremos sempre em busca de novos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, FAMÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_23_07_idinscrito_32960_9892f08fd06013028559024cc98e8ef8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA NUNES" "autor_nome_curto" => "MARIA MIRANDA" "autor_email" => "gra.cinha1000@hotmail.com" "autor_ies" => "U" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }