Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRÁX DE QUÍMICA: UMA NOVA VISÃO DE ENSINO

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, CONTEXTUALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Pôster (PO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino de Química na atualidade baseia-se praticamente em repassar conteúdos e afirmações através de fórmulas e teorias. É notório que o ensino dessa ciência não deve apenas consistir nessa finalidade, é de fundamental importância que ela forme e contribua para a formação de cidadãos críticos, ou seja, alunos pensantes e atuantes no meio sociocultural.A partir de estratégias que estejam fundamentadas em princípios de contextualização, busca-se desenvolver competências e habilidades, trabalhando com temas e conteúdos do ensino, que contribua para o desenvolvimento do cognitivo, afetivo e social dos alunos. As ações envolverão atividades experimentais na tentativa de superar a dicotomia teoria pratica no favorecimento da apropriação conceitual e da motivação pelo estudo da Química, além de fazer uma distorção da imagem da mesma através apresentação histórica dessa ciência e de sua importância para sociedade. O conhecimento adquirido por graduandos de Química e alunos participante do projeto Ações construtivas no conhecimento químico em escolas públicas da Paraíba se destaca por utilizar novas metodologias para o processo ensino aprendizagem da disciplina Química, despertar nos alunos o interesse pela disciplina Química e a descoberta de talentos para a Química nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública. Para os monitores, destaca-se a experiência profissional adquirida, para os alunos, a contextualização é utilizada como princípio norteador no processo de ensino na qual os contextos de estudo são objetos de conhecimento tão ou mais importantes que os conceitos científicos.

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