FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7324 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, IDENTIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_44_32_idinscrito_1567_b72d550a9239f6af09b609853301d17b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA GONÇALVES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "jgoncales003@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7324 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1684 "inscrito_id" => 1567 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, IDENTIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_44_32_idinscrito_1567_b72d550a9239f6af09b609853301d17b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA GONÇALVES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "jgoncales003@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }