Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, IDENTIDADE, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7324
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1684
    "inscrito_id" => 1567
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, IDENTIDADE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_44_32_idinscrito_1567_b72d550a9239f6af09b609853301d17b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA GONÇALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "jgoncales003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7324
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1684
    "inscrito_id" => 1567
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE E SABERES DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, IDENTIDADE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_44_32_idinscrito_1567_b72d550a9239f6af09b609853301d17b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA GONÇALVES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "jgoncales003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho traz considerações elementares sobre o tema Formação de Professores: Identidades e Saberes Docentes. Nele invoca-se a importância que de uma boa formação profissional pode proporcionar para o meio educacional. Abordam-se perspectivas sobre construção da identidade docente do profissional da educação. Assim, pretende-se produzir uma reflexão com base nos diferentes tipos de formação e de construção de identidade de professores. Metodologicamente, o artigo resultou da leitura de textos reflexivos, livros e de pesquisas bibliográficas que invocam o tema estudado e que serviu de subsídio para a elaboração e desenvolvimento do mesmo. Ainda, pretende-se, abordar questionamentos, que levem à compreensão da real importância de se construir a identidade profissional, a partir de vivências na vida cotidiana, e a repensar as práticas docentes, a qual está inserido os professores. Tem-se como resultado a perspectiva, da necessidade de uma conscientização a respeito do e da construção dessa identidade possível de adquirir uma formação qualificada, capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Conclui-se que a formação de professores nem sempre é tida como algo primordial, visto que, ainda é vista como algo sem muita importância e que às vezes, os professores, só buscam essa formação por exigência das escolas as quais trabalham ou por incentivo salarial, deixando de compreender o real significado que essas formações têm ou as melhorias que podem trazer para seus trabalhos docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.