VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69710 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 4233 "titulo" => "VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROTAGONISMO JUVENIL, SAÚDE MENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID4233_27082020132828.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIE ARCHAS BEZERRA TORINI" "autor_nome_curto" => "NATALIE ARCHAS " "autor_email" => "nataliearchas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69710 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 4233 "titulo" => "VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROTAGONISMO JUVENIL, SAÚDE MENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID4233_27082020132828.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIE ARCHAS BEZERRA TORINI" "autor_nome_curto" => "NATALIE ARCHAS " "autor_email" => "nataliearchas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }