O PRESENTE ARTIGO BUSCA RETRATAR AS QUESTÕES QUE PERMEIAM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ASSIM COMO NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), AO OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DE SE OPORTUNIZAR AS CRIANÇAS AINDA PEQUENAS DE LEREM E ESCREVEREM MESMO SEM SABER LER CONVENCIONALMENTE E AOS ADULTOS QUE RETORNAM AO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DAS TURMAS DE EJA. ANTES DE IR PARA A ESCOLA, A CRIANÇA JÁ TEM CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA, FRUTO DE SUA VIVÊNCIA NO MEIO EM QUE FAZ PARTE. DESSA FORMA, ESSE ESTUDO SE TORNA RELEVANTE PARA QUE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO INVISTA NO DEBATE COLETIVO, PARA CRIAR MECANISMOS E CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE VISEM PREPARAR O PROFESSOR PARA VIVENCIAR DE FORMA PLENA E INTEGRAL O EDUCADOR CONTRIBUIR PARA SUA EFICAZ CONCRETIZAÇÃO TENDO COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS O DE FORMAR ESCRITORES COMPETENTES, CAPAZES DE PRODUZIR TEXTOS COERENTES E COESOS, SABENDO EXPRESSAR POR ESCRITO SEUS SENTIMENTOS, ANSEIOS, EXPERIÊNCIAS OU OPINIÕES. É FUNDAMENTAL QUE O EDUCADOR REFLITA SOBRE SUA PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SEUS ALUNOS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES.