ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS (OP) EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. A PESQUISA FOI EFETIVADA COM 48 ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA FACULDADE PRIVADA EM PARNAMIRIM/RN. AS OP TIVERAM DURAÇÃO DE 03 (TRÊS) ENCONTROS, TOTALIZANDO 12 (DOZE) HORAS. EM SUA ORGANIZAÇÃO, FORAM DESENVOLVIDAS AS SEGUINTES ATIVIDADES: I) AULAS DIALÓGICAS E RODAS DE CONVERSAS SOBRE O TEMA PROJETOS DE INTERVENÇÃO (PI) ABORDANDO A ESTRUTURA DE UM PI; SELEÇÃO DE TEMAS EM EA; FORMAS DE APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PI; II) ELABORAÇÃO DE PI EM GRUPOS; III) SOCIALIZAÇÃO DOS PI. ATRAVÉS DOS RESULTADOS, CONSTATOU-SE QUE AS OP PROPORCIONARAM DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS, INSTRUINDO-OS QUANTO À ESTRUTURAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PI EM EA. NESSE CONTEXTO, SALIENTA-SE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, EM RAZÃO DESSES PARTICIPANTES SEREM FUTUROS PROFISSIONAIS, QUE ATUARÃO EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONTRIBUIRÃO COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS REFLEXIVOS, CRÍTICOS E RESPONSÁVEIS QUANTO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS.