DENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE ÊXITO UTILIZADAS NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA DESTACAMOS O ACOLHIMENTO, QUE COMPREENDE ATIVIDADES DIÁRIAS E VISAM À RECEPÇÃO CALOROSA, O PRIMEIRO CONTATO DO JOVEM COM A EQUIPE ESCOLAR E SEUS COLEGAS, DESENVOLVENDO O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO AO AMBIENTE EDUCACIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESSE ESCRITO É APRESENTAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TRÊS PARÓDIAS, ESCRITAS POR DOIS ALUNOS DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA (ECIT) CRISTIANO CARTAXO, LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS-PB, TENDO COMO TEMÁTICA CENTRAL O ACOLHIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM OBJETIVO DESCRITIVO E ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVA PARA DISCUTIR O PROCESSO DE PESQUISA, ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS REFERIDAS PARÓDIAS. A INVESTIGAÇÃO ESTÁ PAUTADA NA TEORIA DE SILVA ET AL. (2019), BRÉSCIA (2003), FARIA (2001) ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS, APRESENTAMOS O TEXTO DAS TRÊS PARÓDIAS DESENVOLVIDAS, ALÉM DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA DESSES TEXTOS E A CONCEPÇÃO SOBRE AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ACOLHIMENTO DESENVOLVIDAS NA ECIT CRISTIANO CARTAXO. EM SÍNTESE, OS ALUNOS DEMONSTRARAM SER CONHECEDORES DO MODELO DE ESCOLA E DA IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER O PROTAGONISMO E AUTONOMIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EXPRESSÃO DO CONHECIMENTO, EM ESPECIAL, NA ESCRITA DAS PARÓDIAS PARA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO.