ESTE TRABALHO DISCUTE E SE PROPÕE A DESMISTIFICAR O PENSAMENTO QUE SE TEM SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUANDO CONSIDERADO COMO ESPAÇO EXCLUSIVO PARA BRINCADEIRAS, E SITUA O LEITOR PARA A SERIEDADE COM QUE DEVE SER TRATADO O TRABALHO DO EDUCADOR DESTA FAIXA ETÁRIA DE 0- A 5 ANOS. DISCUTE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL VISANDO OFERECER AO SUJEITO DOS ESPAÇOS ESCOLARES UMA PROPOSTA COERENTE COM O QUE SE PRETENDE TRABALHAR FAVORECENDO UM APRENDIZADO DURADOURO, SEM DEIXAR DE CONSIDERAR A SUA VIVÊNCIA E NECESSIDADES CONTEXTUAIS. NESTE SENTIDO APONTA PARA O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O QUAL CONTEMPLA TAMBÉM AS AÇÕES COTIDIANAS DESTES SUJEITOS COMO FORMA DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADO AOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRADUZEM AS NORMAS PARA SE CONDUZIR O TRABALHO COM CRIANÇAS. DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO AMBIENTES QUE PROMOVAM O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ENFATIZA A QUESTÃO DA AFETIVIDADE COMO FORMA DE ACOLHER OS PEQUENOS QUE HOJE PASSAM A MAIOR PARTE DO TEMPO NA ESCOLA E PRECISAM SENTIR-SE ACOLHIDOS E CUIDADOS. DENTRE OS ESTUDIOSOS SOBRE O TEMA DESTACAMOS AUTORES COMO, OSTETTO ( 2000), LIBÂNEO(2002), FELIPE (1998).