Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DISCENTES DE CIÊNCIASBIOLÓGICAS COM A AUSÊNCIA DE AULAS PRÁTICASDURANTE O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, BIOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS AULAS REMOTAS SE APRESENTARAM COMO UMA SOLUÇÃO PARA QUE O ENSINO NÃO FOSSE PREJUDICADO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. NO ENTANTO AS AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS FORAM AFETADAS PRINCIPALMENTE EM CURSOS QUE NECESSITAM DESTA MODALIDADE. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR QUAIS OS OBSTÁCULOS QUE OS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESTÃO ENFRENTANDO AO CURSAREM DISCIPLINAS QUE NECESSITAM DE PRÁTICAS EM LABORATÓRIO, PORÉM NÃO ESTÃO TENDO ESSAS AULAS. PARA ALCANÇAR O PRETENDIDO OBJETIVO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL QUE ESTÃO PASSANDO POR ESSA VIVÊNCIA. O FORMULÁRIO APRESENTOU QUATRO PERGUNTAS ABERTAS ACERCA DO TEMA. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APONTADAS PELOS ESTUDANTES FORAM A FALTA DE COMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS, POR FICAREM NO ABSTRATO E NÃO SER ALGO CONCRETO. OU SEJA, ELES NÃO CONSEGUEM FAZER UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES NÃO SE MOSTRARAM ADEQUADAS PARA ESTE TIPO DE ENSINO, RESULTANDO EM UMA LACUNA QUE PODE AFETAR OS ACADÊMICOS NO EXERCÍCIO DE SUAS PROFISSÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.