AS AULAS REMOTAS SE APRESENTARAM COMO UMA SOLUÇÃO PARA QUE O ENSINO NÃO FOSSE PREJUDICADO
EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. NO ENTANTO AS AULAS PRÁTICAS
PRESENCIAIS FORAM AFETADAS PRINCIPALMENTE EM CURSOS QUE NECESSITAM DESTA MODALIDADE. O
PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR QUAIS OS OBSTÁCULOS QUE OS DISCENTES DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS ESTÃO ENFRENTANDO AO CURSAREM DISCIPLINAS QUE NECESSITAM DE PRÁTICAS EM LABORATÓRIO,
PORÉM NÃO ESTÃO TENDO ESSAS AULAS. PARA ALCANÇAR O PRETENDIDO OBJETIVO FOI APLICADO UM
QUESTIONÁRIO VIRTUAL COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL QUE ESTÃO PASSANDO POR ESSA
VIVÊNCIA. O FORMULÁRIO APRESENTOU QUATRO PERGUNTAS ABERTAS ACERCA DO TEMA. AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES APONTADAS PELOS ESTUDANTES FORAM A FALTA DE COMPREENSÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS, POR
FICAREM NO ABSTRATO E NÃO SER ALGO CONCRETO. OU SEJA, ELES NÃO CONSEGUEM FAZER UMA CORRELAÇÃO
ENTRE A TEORIA E PRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PELOS PROFESSORES NÃO SE MOSTRARAM ADEQUADAS
PARA ESTE TIPO DE ENSINO, RESULTANDO EM UMA LACUNA QUE PODE AFETAR OS ACADÊMICOS NO EXERCÍCIO
DE SUAS PROFISSÕES.