O ESTUDO REALIZADO SUCEDEU-SE MEDIANTE A NECESSIDADE DE CONHECER A UTILIDADE DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL, É UMA FERRAMENTA UTILIZADA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUALIDADE DO ENSINO. ATRAVÉS DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, AS ESCOLAS IMPLEMENTAM NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM O PROPÓSITO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E, POSTERIORMENTE, ATINGIR A META PROJETADA. DESTA FORMA, O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ENCONTRAR OS MODELOS DE PREVISÃO PARA PODER ESTIMAR AS MÉDIAS DO IDEB DE 2019 REFERENTE AS ESCOLAS ESTADUAIS DE CADA ESTADO, DA REGIÃO NORDESTE. ALÉM DE IDENTIFICAR OS MELHORES E PIORES MODELOS DE PREVISÃO. A FERRAMENTA UTILIZADA PARA A ANÁLISE FOI A REGRESSÃO LINEAR SIMPLES, A QUAL SE FEZ NECESSÁRIO A USO DO EXCEL, POSSIBILITANDO ANALISAR O AJUSTE LINEAR, OS GRÁFICOS DE DISPERSÃO, OS F DE SIGNIFICÂNCIA E OS R-QUADRADO AJUSTADO, TAMBÉM, PODENDO ESTIMAR OS RESULTADOS ESPERADOS PARA 2019. PORTANTO, É NÍTIDO QUE OS MODELOS ENCONTRADOS, REFERENTE A CADA ESTADO, MOSTRAM-SE SATISFATÓRIOS, ASSIM COMO, 44,44% MOSTRARAM CONSEGUIR ULTRAPASSAR AS NOTAS ALCANÇADAS DE 2017. ENTRETANTO, DAS MÉDIAS ESTIMADAS PARA A REGIÃO NORDESTE, APROXIMADAMENTE 88,88% DEMONSTRAM NÃO CONSEGUIR ALCANÇAR AS METAS PROJETADAS PARA IDEB DE 2019.