Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO

Palavra-chaves: TEXTO, ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUADRINHOS, TIRINHA DO ARMANDINHO, Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69663
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2265
    "inscrito_id" => 3863
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "TEXTO, ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUADRINHOS, TIRINHA DO ARMANDINHO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3863_30092020142314.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA ROCHA MAR"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MAR"
    "autor_email" => "fafarochamar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69663
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2265
    "inscrito_id" => 3863
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "TEXTO, ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUADRINHOS, TIRINHA DO ARMANDINHO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3863_30092020142314.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA ROCHA MAR"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MAR"
    "autor_email" => "fafarochamar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.