UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69663 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 3863 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "TEXTO, ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUADRINHOS, TIRINHA DO ARMANDINHO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3863_30092020142314.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA ROCHA MAR" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MAR" "autor_email" => "fafarochamar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69663 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2265 "inscrito_id" => 3863 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO ATRAVÉS DA TIRINHA DO ARMANDINHO" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, EM QUE HOUVE A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA BASEADAS EM UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE SOCIAL DOAS ALUNOS. AO DEIXAR DE LADO O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DO ENSINO, SE PRODUZ UMA LACUNA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE DEIXA DE DESENVOLVER POTENCIALIDADES LINGUÍSTICAS E INTELECTUAIS. PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA MAIS DINÂMICA E EFICAZ, É APRESENTADA NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO QUE CONSISTE EM INSERIR O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. AS PROPOSTAS DE TIRINHAS SÃO DE AUTORIA DO ILUSTRADOR CATARINENSE ALEXANDRE BECK E SE INTITULAM TIRINHA DO ARMANDINHO. ESTE TRABALHO SE DIVIDE EM QUATRO PARTES: NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE A PRESENÇA DO TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; DEPOIS, SE APRESENTA A ORIGEM DA TIRINHA NUM BREVE HISTÓRICO DAS HQ E A DIFERENÇA ENTRE OS DIVERSOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS; EM SEGUIDA, DISCORRE-SE SOBRE A TIRINHA DO ARMANDINHO E A PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO; E ENFIM, É APRESENTADA A INTERVENÇÃO DO PROJETO QUE FOI CONCRETIZADA NUMA ESCOLA ESTADUAL3 NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM E OS RESULTADOS ALCANÇADOS. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO: OS PCNS (1998) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), E OS ESTUDOS DE ALMEIDA (2011), GERALDI (2011), RAMOS (2009), CAGNIN (1975) E LUYTEN ( 1987)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "TEXTO, ENSINO CONTEXTUALIZADO, QUADRINHOS, TIRINHA DO ARMANDINHO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID3863_30092020142314.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DA ROCHA MAR" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MAR" "autor_email" => "fafarochamar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }