AUTISMO: COMPREENDENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6964 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 4358 "titulo" => "AUTISMO: COMPREENDENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO." "resumo" => "O autismo se transformou em um tema bastante discutido atualmente tanto pelas práticas clínicas como pelas práticas educativas. Partindo dessa concepção surge a necessidade de abordar a questão de inclusão de uma criança autista no âmbito do ensino regular. Para isso, foi necessário resgatar os conceitos e as especificidades do autismo baseado em órgãos como a Associação do Amigo do Autismo, o DMI-IV e o CID 10, além de buscar autores como Dorziat, Ferreira e Mazzota, que apresentam uma visão da inclusão elencando ainda para as transformações necessárias que devem ocorrer dentro da escola. Através das discussões realizadas no decorrer deste trabalho, foi possível perceber a relevância da educação inclusiva buscando aparatos legais que sancionam a entrada e permanência de alunos com necessidades especiais independente da sua especificação, oferecendo um atendimento educacional especializado quando necessário, observamos a importância da família nesse processo e a necessidade da sensibilização dos profissionais da educação que precisam entender o processo construído por essa criança no decorrer do seu desenvolvimento e juntamente com a família buscar meios para a sua aprendizagem. Com diz Melo (2005), quando se pensa em termos de inclusão, é comum a ideia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais. Assim a educação como forma inclusiva vem buscar meios de imergir esse aluno na vida social, estando capaz de efetivar sua vida em sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_16_09_28_idinscrito_4358_93a771a607f84ce7333d3f83d1776f74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIARA DINIZ SILVA" "autor_nome_curto" => "KIARA DINIZ" "autor_email" => "kiara_diniz_8@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6964 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 4358 "titulo" => "AUTISMO: COMPREENDENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO." "resumo" => "O autismo se transformou em um tema bastante discutido atualmente tanto pelas práticas clínicas como pelas práticas educativas. Partindo dessa concepção surge a necessidade de abordar a questão de inclusão de uma criança autista no âmbito do ensino regular. Para isso, foi necessário resgatar os conceitos e as especificidades do autismo baseado em órgãos como a Associação do Amigo do Autismo, o DMI-IV e o CID 10, além de buscar autores como Dorziat, Ferreira e Mazzota, que apresentam uma visão da inclusão elencando ainda para as transformações necessárias que devem ocorrer dentro da escola. Através das discussões realizadas no decorrer deste trabalho, foi possível perceber a relevância da educação inclusiva buscando aparatos legais que sancionam a entrada e permanência de alunos com necessidades especiais independente da sua especificação, oferecendo um atendimento educacional especializado quando necessário, observamos a importância da família nesse processo e a necessidade da sensibilização dos profissionais da educação que precisam entender o processo construído por essa criança no decorrer do seu desenvolvimento e juntamente com a família buscar meios para a sua aprendizagem. Com diz Melo (2005), quando se pensa em termos de inclusão, é comum a ideia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais. Assim a educação como forma inclusiva vem buscar meios de imergir esse aluno na vida social, estando capaz de efetivar sua vida em sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_16_09_28_idinscrito_4358_93a771a607f84ce7333d3f83d1776f74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KIARA DINIZ SILVA" "autor_nome_curto" => "KIARA DINIZ" "autor_email" => "kiara_diniz_8@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }