A EDUCAÇÃO INDÍGENA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DIFERENCIADA JENIPAPO-KANINDÉ
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6699 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INDÍGENA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DIFERENCIADA JENIPAPO-KANINDÉ" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II, uma disciplina do curso de Geografia do 6° semestre, realizou-se na Escola de Educação Diferenciada Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz/CE, tendo como objetivo geral compreender como a Geografia é tratada no ambiente escolar indígena. Foi analisado o contexto histórico e espacial onde a tribo está inserida, com intuito de pesquisar suas origens e como as tradições culturais são fortalecidas através da educação. Fomos instigados a perceber como se dá os processos de ensino-aprendizagem a partir de um ensino diferenciado. A pesquisa valeu-se de uma investigação do tipo qualitativo - indutivo. Como aporte teórico o trabalho, está fundamentado em Bogdan e Biklen (1991), Pimenta e Lima (2009) Luciano (2006) e Silva (2011). Utilizou-se de entrevistas e questionários do tipo aberto, ao coordenador da escola e aos professores com intuito de sabermos sobre o funcionamento da escola e o ensino de Geografia na instituição. A atividade de intervenção com os alunos realizando-se uma avaliação dos desenhos sobre o espaço local (o mapa mental da casa, a rua, a escola e a comunidade em que está inserido), vivenciado por eles. Verificou-se nos desenhos a simbologia local dos alunos, os lugares por eles evidenciados: a escola, anexo cultural, o posto de saúde, a igreja, museu, centro de artesanato, os lugares de lazer da comunidade e entre outros, estão contextualizados com as tradições indígenas que reconhecem e se identificam na sua cultura, e a importância desses espaços para construção, desenvolvimento e transmissão dos seus saberes tradicionais. A pesquisa permitiu verificar a importância da escola para comunidade, para não migração dos estudantes para cidade; os professores contextualizam o ensino de Geografia com a realidade do aluno (movimentos indígenas), construindo um saber crítico voltado para os problemas existentes na aldeia e na construção do próprio material didático. A escola torna-se uma privilegiada no que diz respeito a sua localização geográfica, cercada por belas paisagens naturais, com feições geográficas, como a proximidade da praia, dunas, lagoa entre outras, constituindo assim um cenário para as aulas de campos dos alunos. Esta pesquisa permitiu conhecer os Jenipapo-Kanindé em suas trajetórias históricas, compreendê-los melhor em sua formação cultural e educacionais e respeitá-los em suas diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO, JENIPAPO-KANINDÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_22_57_idinscrito_1943_bf390b8cacdf99d613fd797fb9aa7d95.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ROSA VIANA CEZÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANA ROSA" "autor_email" => "anarosavianageo@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6699 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INDÍGENA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DIFERENCIADA JENIPAPO-KANINDÉ" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II, uma disciplina do curso de Geografia do 6° semestre, realizou-se na Escola de Educação Diferenciada Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz/CE, tendo como objetivo geral compreender como a Geografia é tratada no ambiente escolar indígena. Foi analisado o contexto histórico e espacial onde a tribo está inserida, com intuito de pesquisar suas origens e como as tradições culturais são fortalecidas através da educação. Fomos instigados a perceber como se dá os processos de ensino-aprendizagem a partir de um ensino diferenciado. A pesquisa valeu-se de uma investigação do tipo qualitativo - indutivo. Como aporte teórico o trabalho, está fundamentado em Bogdan e Biklen (1991), Pimenta e Lima (2009) Luciano (2006) e Silva (2011). Utilizou-se de entrevistas e questionários do tipo aberto, ao coordenador da escola e aos professores com intuito de sabermos sobre o funcionamento da escola e o ensino de Geografia na instituição. A atividade de intervenção com os alunos realizando-se uma avaliação dos desenhos sobre o espaço local (o mapa mental da casa, a rua, a escola e a comunidade em que está inserido), vivenciado por eles. Verificou-se nos desenhos a simbologia local dos alunos, os lugares por eles evidenciados: a escola, anexo cultural, o posto de saúde, a igreja, museu, centro de artesanato, os lugares de lazer da comunidade e entre outros, estão contextualizados com as tradições indígenas que reconhecem e se identificam na sua cultura, e a importância desses espaços para construção, desenvolvimento e transmissão dos seus saberes tradicionais. A pesquisa permitiu verificar a importância da escola para comunidade, para não migração dos estudantes para cidade; os professores contextualizam o ensino de Geografia com a realidade do aluno (movimentos indígenas), construindo um saber crítico voltado para os problemas existentes na aldeia e na construção do próprio material didático. A escola torna-se uma privilegiada no que diz respeito a sua localização geográfica, cercada por belas paisagens naturais, com feições geográficas, como a proximidade da praia, dunas, lagoa entre outras, constituindo assim um cenário para as aulas de campos dos alunos. Esta pesquisa permitiu conhecer os Jenipapo-Kanindé em suas trajetórias históricas, compreendê-los melhor em sua formação cultural e educacionais e respeitá-los em suas diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO, JENIPAPO-KANINDÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_22_57_idinscrito_1943_bf390b8cacdf99d613fd797fb9aa7d95.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ROSA VIANA CEZÁRIO" "autor_nome_curto" => "ANA ROSA" "autor_email" => "anarosavianageo@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }