Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 153
UM ESTUDO INICIAL À LUZ DE KANT E BOURDIEU ACERCA DAS INTERAÇÕES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: KANT, BOURDIEU, MINORIDADE, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE POL?TICAS P?BLICAS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEM?TICA DO IFMA ? CAMPUS S?O JO?O DOS PATOS. O ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REALIZAR UMA LEITURA CR?TICA DO IMPACTO DAS INTERA??ES ENTRE ALUNOS QUE POSSAM ESTAR CORROBORANDO PARA A FORMA??O DE UM ESTADO DE MINORIDADE, DESCRITO POR KANT, DENTRO DA SALA DE AULA. O REFERENCIAL TE?RICO BASEOU-SE NA LITERATURA KANTIANA, COM FOCO NOS ESCRITOS SOBRE O ESCLARECIMENTO, E NA SOCIOLOGIA DA EDUCA??O DE PIERRE BOURDIEU. A METODOLOGIA, POR SUA VEZ, TEVE POR BASE A UTILIZA??O DE QUESTION?RIOS ONLINE COM PERGUNTAS MISTAS PARA A COLETA DE DADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. CONTAMOS COM UMA AMOSTRA DE 8 ALUNOS RETIRADA DE UM UNIVERSO DE 26 ESTUDANTES. CONCLU?MOS, COM BASE NA AN?LISE DOS RESULTADOS, QUE H? NA SALA DE AULA UM ESTADO DE MINORIDADE ENTRE OS ALUNOS DECORRENTE DE UMA VIOL?NCIA SIMB?LICA QUE PRODUZ E IMP?E SIGNIFICA??ES LEGITIMADAS PELO PROFESSOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.