Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, PROVA BRASIL, , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO RESULTA DA ANÁLISE DE UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ONDE OCORRERAM AS INTERVENÇÕES ANALISADAS, ASSUMIRAM, NO ANO DO REFERIDO DOCUMENTO, O COMPROMISSO DE PREPARAR SISTEMATICAMENTE OS ALUNOS PARA A AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA CONHECIDA COMO PROVA BRASIL. NESTE SENTIDO, TRAZEMOS À DISCUSSÃO A ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE DEZ SINOPSES DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VERIFICAR A MANEIRA QUE OS CONTEÚDOS DA MESMA DISCIPLINA SÃO ASSOCIADOS AOS DESCRITORES DA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA ISTO, BUSCAMOS ORIENTAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL/MEC, 1998), NA MATRIZ DA PROVA BRASIL (BRASIL/MEC/PDE, 2008), EM KLEIMAN & MORAES (1999) E EM DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2011). ESTA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO ANALISOU SOMENTE DADOS DOCUMENTAIS. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE, ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE, É POSSÍVEL DESENVOLVER AULAS QUE SEJAM INFLUENCIADAS PELA PROVA BRASIL SEM QUE NECESSARIAMENTE SEJAM DESTINADAS APENAS À PREPARAÇÃO PARA ESSA AVALIAÇÃO.

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