O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NA PEDAGOGIA E ANDRAGOGIA, INVESTIGANDO SE HÁ POSSIBILIDADE NA UTILIZAÇÃO DOS MESMOS MÉTODOS EM QUALQUER NÍVEL DE ENSINO. A FORMA PELO QUE UMA CRIANÇA, UM ADOLESCENTE E UM ADULTO APRENDEM SÃO DIFERENTES, ENTÃO, COMO PERMANECER COM OS MESMOS MÉTODOS DE ENSINOS DENTRO DA SALA DE AULA, NA PERSPECTIVA QUE TODOS POSSAM APRENDER DA MESMA MANEIRA. O OBJETIVO FOI VERIFICAR E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE INOVAR NOS MÉTODOS DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO UMA COMPREENSÃO ACERCA DA PEDAGOGIA E DA ANDRAGOGIA, NO PROCESSO DE ENSINO. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, PROPONDO O REFORÇO ELENCADO DE RENOMADOS AUTORES NO QUE TANGE O OBJETIVO AQUI PROPOSTO. OS RESULTADOS OBTIDOS FUNDAMENTAM A NECESSIDADE DE TRABALHAR CADA NÍVEL ESCOLAR COM ASPECTOS E METODOLOGIAS DIFERENTES, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE CADA INDIVÍDUO EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. CONSIDERA-SE NESSE TRABALHO A IMPORTÂNCIA DE QUE OS ATORES QUE ATUAM NO PROCESSO DE ENSINO (PRINCIPALMENTE OS PROFESSORES) REVEJAM SEUS ATUAIS MÉTODOS DE ENSINO, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE APLICAR NOVAS METODOLOGIAS E PERSONALIZAR O ENSINO DE ACORDO COM A SUA REALIDADE, PARA QUE SEJA POSSÍVEL DESENVOLVER E FORMAR PROFISSIONAIS COM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO-REFLEXIVO E MAIS PREPARADOS PARA O MERCADO EM QUE ESTÃO INSERIDOS.