O PRESENTE ARTIGO TEM COMO ESCOPO JOGOS PARA EXPLORAR A VISÃO ESPACIAL, CUJO FOCO É O SOMA CUBO. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É BUSCAR UMA NOVA FERRAMENTA QUE POSSA AUXILIAR OS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS QUE NÃO ERAM TOTALMENTE INCORPORADOS EM SALA DE AULA, E ATRAVÉS DISSO, ESTIMULAR A VISÃO ESPACIAL, RACIOCÍNIO LÓGICO E CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE JOGOS MATEMÁTICOS. O RESPALDO TEÓRICO-METODOLÓGICO USADO PARA FUNDAMENTAR NOSSAS IDÉAIS, FORAM BASEADOS NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO ARTIGOS E LIVROS RELACIONADOS A JOGOS PARA EXPLORAR VISÃO ESPACIAL, DESTACANDO SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO. O JOGO SOMA CUBO, É UMA FERRAMENTA QUE PODE SER TRABALHADA NO AMBIENTE ESCOLAR PELOS PROFESSORES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM VÁRIOS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO, COM CAPACIDADE DE TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS, DINÂMICAS E AGRADÁVEIS E, AINDA, TEM MAIOR POSSIBILIDADE DE CONQUISTAR A CONFIANÇA E A ATENÇÃO DA TURMA. O PROCESSO EDUCACIONAL NO BRASIL, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM PASSADO POR GRANDES MUDANÇAS PRINCIPALMENTE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB/1996) E DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN/1999), QUE TROUXERAM IMPORTANTES REFLEXÕES E NOVAS METODOLOGIAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA ESCOLA. NESSE CONTEXTO, RESSALTAMOS A UTILIZAÇÃO E RELEVÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. OS JOGOS, COMO FERRAMENTA DE ENSINO, ESTIMULAM FATORES COGNITIVOS COMO O RACIOCÍNIO LÓGICO E DEDUTIVO, VISÃO ESPACIAL, ALÉM DE MOTIVAR OS ALUNOS.